José Maria Florêncio rege conjunto polonês Capella Bydgostiensis no Masp

por Redação CONCERTO 23/07/2010

Sob a regência do maestro brasileiro José Maria Florêncio, a Orquestra Capella Bydgostiensis, considerada uma das principais orquestras de câmara da Polônia, se apresenta no Brasil. Atração da série Música no Masp Internacional no dia 27 de julho, o grupo tem tocado nas mais importantes salas de toda a Europa sob a regência de maestros como Stanisław Gałoński, Włodzimierz Szymański, Karol Teutsch, Daniel Stabrawa e Mirosław Jacek Błaszczyk. A orquestra também possui uma numerosa discografia registrada em selos da Polônia, Holanda e Espanha.

 

Nascido em Fortaleza, Ceará, o maestro José Maria Florêncio é naturalizado e radicado na Polônia, onde desenvolve sua carreira. Atualmente, além de diretor musical da Orquestra Capella Bydgostiensis, é diretor artístico e musical da Ópera Báltica de Gdansk, além de atuar como maestro convidado pela Europa e América. Florêncio iniciou a educação musical em sua cidade natal, no centro de formação de instrumentistas de cordas do Sesi, sob a orientação de Alberto Jaffé.

O concerto terá obras de Elgar, Puccini, Karlowicz e Villa-Lobos, com a participação especial da soprano Gabriella Pace na Bachianas brasileiras nº 5.