Municipal do Rio recebe montagem paulista de “A valquíria”, de Richard Wagner

por Redação CONCERTO 11/07/2013

Nos dias 14, 17, 19 e 21 de julho, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro recebe uma aclamada montagem de A valquíria, do alemão Richard Wagner, cujo bicentenário é celebrado este ano. Trata-se de uma parceria entre os teatros municipais do Rio e de São Paulo: A valquíria que é apresentada no Rio é a mesma ópera encenada em 2011 no Teatro Municipal de São Paulo – a primeira montagem do chamado Anel Brasileiro, projeto que também já levou ao palco paulista o Crepúsculo dos deuses no ano passado, e leva em outubro deste ano O ouro do Reno. As obras fazem parte da tetralogia O anel dos nibelungos, obra máxima de Wagner.

 

Assim como em São Paulo, o diretor cênico é André Heller-Lopes, enquanto a direção musical é de Luiz Fernando Malheiro, que comanda a Sinfônica Municipal do Rio de Janeiro.

A valquíria – que, assim como as outras óperas da saga, é baseada na mitologia nórdica – conta a história do amor impossível entre o guerreiro Siegmund e sua irmã Sieglinde, e o envolvimento do deus Wotan e Brünnhilde, uma das valquírias (divindades menores, associadas, grosso modo, com a figura de amazonas), no destino dos amantes.

A montagem tem nos papeis principais o tenor búlgaro Zvetan Michailov como Siegmund, a soprano Eiko Senda como Sieglind, o barítono Lício Bruno como Wotan e a soprano Eliane Coelho como a valquíria Brünhilde. Completam o elenco os cantores, Sávio Sperandio, Denise de Freitas, Daniella Carvalho, Maria Lautert, Veruschka Mainhard, Flavia Fernandes, Magda Belotti, Carolina Faria, Marina Considera e Daniela Mesquita.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.