Nelson Freire e OSB abrem Concurso BNDES de Piano no Rio, e se apresentam em São Paulo

por Redação CONCERTO 26/11/2014

Nos dias 27 e 30 de novembro a Orquestra Sinfônica Brasileira faz dois concertos especiais com Nelson Freire, o maior pianista brasileiro da atualidade. Ambas apresentações têm regência de Roberto Tibiriçá, mas apresentam repertórios ligeiramente distintos. No dia 27, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Freire é a estrela da abertura da 4ª edição do Concurso Internacional de Piano BNDES. Já no dia 30, o pianista sola no encerramento da série paulista da orquestra, em concerto na Sala São Paulo. Nas duas ocasiões ele toca sua especialidade: o Concerto nº 2 de Chopin.

 

Os programas se completam de forma diferente em cada ocasião. No Rio, são apresentados ainda os Choros nº 6, de Villa-Lobos. Em São Paulo, a Sinfonia nº 2 de Brahms.

Concurso BNDES de Piano
As primeiras provas eliminatórias do Concurso Internacional de Piano BNDES acontecem logo nos dias 28 e 29, na recém-inaugurada Sala Cecília Meireles. A entrada é franca. Com sua primeira edição em 2009, o Concurso Internacional BNDES de Piano já premiou o ucraniano Sasha Grynyuk (2009), o brasileiro Fábio Martino (2010) e a uzbeque Tamila Salimdjanova (2012).

Ouvinte Crítico
As apresentações terão votação aberta no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada na quinta-feira, dia 27 de novembro.

[Veja mais no Roteiro Musical: Rio de JaneiroSão Paulo]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.