OSB Ópera & Repertório apresenta ‘Ariadne em Naxos’ em versão de concerto

por Redação CONCERTO 05/09/2012

Na próxima segunda, dia 10 de setembro, a OSB Ópera e Repertório apresenta no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a versão em concerto da ópera Ariadne em Naxos, de Richard Strauss, em sua versão original, de 1912. O norte-americano Eugene Kohn é quem comanda o conjunto, que conta com as participações solista das sopranos Eliane Coelho (Ariadne) e Lys Nardotto (Zerbinetta) e do tenor Juremir Vieira (Baco), entre outros.

 

A ópera se baseia na lenda grega de Ariadne, abandonada por Teseu na ilha de Naxos. Zerbinetta e sua trupe tentam alegrá-la com canções e danças, mas ela só pensa em morrer. Eles tentam consolar a dama, lembrando-a da inconstância dos homens, da fraqueza das mulheres e da doce compulsão de trocar um velho amor por um novo. As ninfas, que observam Ariadne desde o início, colocam Baco em seu caminho, mas ela pensa que se trata do mensageiro da morte. Depois de um longo e apaixonado dueto, conforme Zerbinetta havia planejado, Ariadne acaba nos braços do deus Baco e a melodia das ninfas é ouvida uma vez mais.

O maestro Eugene Kohn é considerado um dos maiores regentes de ópera da atualidade. Iniciou a carreira como pianista e acompanhou nomes como Maria Callas. Kohn rege produções operísticas nos principais teatros do mundo, como no Metropolitan Opera House, com passagens por Viena, Berlim e Paris, entre outros lugares.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]