Osmo Vänskä rege finlandeses com a Osesp

por Redação CONCERTO 04/05/2011

Nos dias 5, 6 e 7 de maio, o maestro e compositor Osmo Vänskä, diretor musical da Sinfônica de Minesota, rege a Osesp num programa que conta com dois importantes autores finlandeses.

 

O concerto tem início com o poema sinfônico A filha de Pohjola, de Jean Sibelius, mais importante compositor finlandês, e baseia-se em temas mitológicos daquele país. Em seguida será ouvido pela primeira vez no Brasil o Concerto para violino de Einojuhani Rautavaara. O músico finlandês nascido em 1928 é um importante compositor da cena contemporânea, além de um dos principais criadores de seu país desde o próprio Sibelius. Autor de diversas óperas e sinfonias, este concerto foi escrito em 1977 e inspira-se na cidade de Nova York. Seu intérprete será o premiado violinista Jaako Kuusisto. A apresentação termina com a Sinfonia nº 4, op.36 de Tchaikovsky.

Osmo Vänskä nasceu na Finlândia e estudou regência com Jorma Panula. Em 1988, assumiu a direção musical da Orquestra Sinfônica de Lahti, que se tornou, sob sua liderança, uma das orquestras mais importantes da Finlândia. Desde 2003 é diretor musical da Orquestra de Minnesota. Como regente convidado, dirigiu várias das orquestras mais eminentes do mundo, como a Orquestra Nacional da França, a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã e a Sinfônica de Chicago. Em 2011, recebeu o prêmio da Royal Philharmonic Society. Suas gravações pelo selo BIS incluem a integral das sinfonias de Sibelius e o Concerto para Violino de Rautavaara. Há cerca de cinco anos, Osmo Vänska esteve no comando da Sinfônica do Estado de São Paulo, regendo um programa dedicado a Bethoveen.

No dia 5, além do concerto noturno, Osmo Vänskä rege a Osesp no Ensaio Geral Aberto, às 10h da manhã.

[Veja mais detalhes no Roteiro Musical]