Pianista Yulianna Avdeeva e OSB abrem o 4ª Concurso BNDES de Piano

por Redação CONCERTO 04/04/2014

O 4º Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, que acontece nos meses de novembro de dezembro de 2014, tem seu lançamento oficial no dia 5 de abril, com um concerto especial com a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Sob regência de Fabio Mechetti, diretor artístico da Filarmônica de Minas Gerais, a OSB toca as Bachianas brasileiras nº 9 e dois concertos para piano.

Quem interpreta as peças é a pianista russa Yulianna Avdeeva. Nascida em Moscou em 1985, Avdeeva realizou seus estudos na Escola de Música Gnessin, em sua cidade natal, e na Academia Internacional de Piano de Lago de Como, na Itália.

Em 2010, ela ganhou o primeiro lugar na prestigiosa Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, em Varsóvia, superando adversários como Daniil Trifonov, que passou pelo Brasil em 2013 em apresentações aclamadas pela crítica. (Veja a apresentação da final de Avdeeva na competição na seção Mídia).

No Municipal carioca, Avdeeva interpreta o Concerto nº 21, de Mozart, e o Concerto nº 1, de Chopin.

As inscrições para o Concurso BNDES de Piano vão até o dia 2 de julho de 2014, e os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos. Mais detalhes estão disponíveis no site www.concursopianorio.com.

[Veja mais no Roteiro Musical]

[Nota atualizada às 13h15 do dia 4/4/2014]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.