Quarteto Arditti toca em Campos do Jordão e São Paulo

por Redação CONCERTO 06/07/2010

O grupo inglês de música contemporânea, formado pelos violinistas Irvine Arditti e Ashot Sarkissjan, pelo violista Ralf Ehlers e pelo violoncelista Lucas Fels, apresenta-se nesta quarta-feira, dia 7 de julho, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e na quinta, dia 8, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

 

No repertório de Campos do Jordão, a Grande fuga op. 133 de Beethoven, Grido de Helmut Lachenmann, o Quarteto de cordas, op. 3 de Alban Berg, as Bagatelles, op. 9 de Anton Webern e a obra Tetras de Iannis Xenakis. Em São Paulo o quarteto toca, além das obras de Beethoven e Berg, Três peças de Stravinsky e The Tree of Strings de Harisson Birtwistle.

O Quarteto Arditti, criado em 1974, por Irvine Arditti, é reconhecido internacionalmente pelo trabalho de divulgação da música dos séculos XX e XXI, tendo estreado obras de compositores como Ades, Andriessen, Aperghis, Bertrand, Birtwistle, Britten, Cage, Carter, Denisov, Dillon, Dufourt, Dusapin, Fedele, Ferneyhough, Francesconi, Gubaidulina, Guerrero, Harvey, Hosokawa, Kagel, Kurtag, Lachenmann, Ligeti, Maderna, Nancarrow, Reynolds, Rihm, Scelsi, Sciarrino, Stockhausen e Xenakis, entre outros.

A discografia do quarteto é composta por mais de 160 CDs e o grupo recebeu prêmios como o Deutsche Schallplatten Preis e o Gramophone Award de melhor gravação de música contemporânea em 1999 e 2002.

[Acompanhe a programação completa do 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão]