Secretaria da Cultura confirma Luiz Fernando Malheiro como novo diretor artístico do Theatro São Pedro

por Redação CONCERTO 01/06/2014

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo emitiu nota oficial confirmando que o maestro Luiz Fernando Malheiro é o novo diretor artístico do Theatro São Pedro. Malheiro substitui o maestro Emiliano Patarra, que exercia a função desde fins de 2012.

 

Luiz Fernando Malheiro é um dos mais destacados maestros do país, com uma carreira fortemente ligada ao universo da ópera. Malheiro construiu uma reputação internacional com o Festival Amazonas de Ópera, do qual é diretor artístico desde o ano 2000, e no qual dirigiu a histórica encenação da tetralogia completa do Anel do Nibelungo, de Wagner, em 2005, além de dezenas de outros títulos.

Já o maestro Emiliano Patarra (que foi o segundo maestro a assumir a direção artística desde que a OS Instituto Pensarte assumiu a gestão do Theatro São Pedro – antes dele houve uma breve passagem do maestro Júlio Medaglia) deixa a direção do Theatro São Pedro após duas temporadas de boas encenações (com destaque para A volta do parafuso, de Britten, do ano passado, finalista do Prêmio CONCERTO 2013), que tiveram como grande mérito o de estabelecer uma linha programática criteriosa e adequada às dimensões do teatro.

Conforme a nota da Secretaria, a temporada de 2014 será mantida como anunciada no início do ano.

Leia abaixo a nota oficial da Secretaria de Estado da Cultura

A mudança na Direção Artística do Theatro São Pedro se deu em cumprimento à decisão tomada pelo Conselho de Administração da organização social Instituto Pensarte e está sendo acompanhada pela Secretaria de Estado da Cultura na perspectiva do cumprimento das políticas de difusão cultural e resultados estabelecidos para aquele equipamento. O novo diretor artístico designado pela OS para o São Pedro, Luiz Fernando Malheiro, tem experiência reconhecida para aprofundar o processo de aprimoramento contínuo do Theatro, assim como vem fazendo com competência o maestro Emiliano Patarra. A programação da temporada 2014 está confirmada conforme anunciada no início do ano.

[Clique aqui para ler a entrevista que Luiz Fernando Malheiro concedeu à Revista CONCERTO em maio, em que fala da edição atual do Festival Amazonas de Ópera – acesso exclusivo para assinantes.]