Sol Gabetta volta ao Brasil para tocar no Rio e em São Paulo

por Redação CONCERTO 25/09/2012

A violoncelista argentina Sol Gabetta, que reside na Suíça, retorna ao Brasil depois de dois anos para três apresentações, no Rio e em São Paulo. No dia 29 de setembro ela toca no Teatro Municipal do Rio de Janeiro pela Série Dell’Arte Concertos Internacionais, com a participação do pianista Bertrand Chamayou e com um repertório que tem a Sonata em ré menor de Debussy, a Sonata em lá maior de César Franck, a Sonata op. 40 de Shostakovich e a Fantaisie sur Deux Airs Russes de Servais.

 

Nos dias 1º e 9 de outubro ela se apresenta pela Sociedade de Cultura Artística, na Sala São Paulo, com repertório semelhante - nas apresentações paulistanas ela apenas troca a obra de Servais pelo Grande tango do conterrâneo Astor Piazzolla.

Descendente de russos e franceses, Gabetta iniciou os estudos bastante nova, vencendo seu primeiro concurso aos 10 anos, na Argentina. Aos 12 mudou-se com a família para a Espanha, onde estudou na Escola Superior de Música Rainha Sofia. Desde então, tornou-se uma violoncelista de primeira linha, apresentando-se ao lado de orquestras como a Filarmônica de Munique, as sinfônicas de Viena e Washington, e a Royal Philharmonic, de Londres. Com sólida discografia pela Sony Classical, recebeu selo Diapason d'Or, da publicação francesa Diapason, por gravação de Shostakovich.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]