Tem início a renovação de assinaturas para a temporada dos 100 anos da Sociedade de Cultura Artística

por Redação CONCERTO 30/11/2011

Tem início neste dia 30 de novembro o período de renovação de assinaturas para a Temporada que celebra o centenário da Sociedade de Cultura Artística. Com dez atrações de abril a novembro, a entidade trará ao Brasil alguns dos expoentes máximos da música de concerto da atualidade. Abrindo a programação, em abril, a Orquestra Nacional Russa apresenta-se sob o comando do maestro e compositor uruguaio José Serebrier, com participação especialíssima do pianista brasileiro Nelson Freire.

 

 

Criada no início do século XIX para acompanhar as temporadas operísticas do Théâtre du Capitole, a Orquestra Nacional do Capitole de Toulouse toca no mês seguinte sob regência de Tugan Sokhiev, que assumiu a direção musical do conjunto em 2008. Também em maio, sobe ao palco da Sala São Paulo o pianista chinês de maior projeção mundial da atualidade: Lang Lang, verdadeira celebridade entre os músicos clássicos.

A atração de junho é o excepcional pianista russo Evgeny Kissin, que em 1984 atraiu atenção internacional ao interpretar magistralmente os dois concertos para piano de Chopin ao lado da Orquestra Filarmônica de Moscou, à época com apenas 13 anos de idade.

Criado por Pierre Boulez em 1976, o Ensemble Intercontemporain congrega 31 musicistas unidos por uma paixão pela música erudita contemporânea, do século XX aos dias atuais. Para as duas apresentações que faz em julho, o conjunto traz um espetáculo com a participação muito especial de uma das maiores atrizes do cinema e do teatro francês, Fanny Ardant.

O segundo semestre se inicia com três concertos da Orquestra da Suíça Italiana, sob regência de Alexander Vedernikov, tendo como solista o excepcional pianista vietnamita Dang Thai Son. Ainda em agosto, outro nome estelar da regência, Zubin Mehta, retorna a São Paulo no comando da orquestra que, em 1933, contribuiu para a criação do Maggio Musicale Florentino, um dos mais antigos e renomados festivais musicais europeus. Dona de uma voz singular, a mezzo soprano norte-americana Joyce DiDonato é uma das mais célebras cantoras da atualidade, e em setembro vem pela primeira vez ao Brasil, acompanhada pelo conceituado pianista francês David Zobel. A violoncelista franco-argentina Sol Gabetta, que encantou público e crítica em sua última passagem por São Paulo, é a atração de outubro, acompanhada da pianista Mihaela Ursuleasa.

Vencedora do Grammy de 2010, o terceiro de uma trajetória profissional que contabiliza nada menos que 12 indicações, a soprano Renée Fleming possui uma das vozes mais admiradas da cena lírica internacional, marcante tanto pela beleza do timbre como por sua intensidade dramática. É ela quem encerra esta memorável temporada do centenário da Sociedade de Cultura Artística, com dois concertos em novembro.

Assinaturas
As renovações de assinaturas podem ser feitas por todos os Assinantes (inclusive os que desejem trocar de assento) de 30/11 a 22/12/2011 e de 2/1 a 6/1/2012. A troca para Mantenedores e Amigos será realizada no dia 18/1/2012, e para demais assinantes em  19/1/2012. A adesões de novos assinantes fica para o dia 23/1/2012 em diante. 

Maies informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3258-3444 ou pelo site www.culturaartistica.com.br

[Veja a Temporada 2012 completa da Sociedade de Cultura Artística]