Theatro Municipal do Rio recebe a final do Concurso Internacional BNDES de Piano

por Redação CONCERTO 05/12/2014

No dia 6 de dezembro, às 17h, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe a final do 4º Concurso Internacional BNDES de Piano. O júri, presidido pelo norte-americano Stephen Kovacevich, escolheu três finalistas, que se apresentam com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência do maestro titular do grupo, Roberto Minczuk. A final é dominada por uma das mais tradicionais escolas pianísticas do mundo, com os russos Daria Kiseleva, 25, e Dmitry Shishkin, 22, e a ucraniana Dinara Klinton, 25. O brasileiro Leonardo Hilsdorf, 26, recebeu o prêmio de melhor intérprete de música brasileira.

 

No palco do Municipal, cada finalista se apresenta ao público executando um concerto junto da Sinfônica Brasileira. Kiseleva toca o Terceiro de Prokofiev; Klinton e Shishkin interpretam a mesma peça: o famoso Primeiro concerto de Tchaikovsky. A entrada é gratuita.

Sinfônica Brasileira
A OSB ainda faz mais três concertos no fim semana. No próprio dia 6 e no dia 7, às 20h, a orquestra toca na Sala Cecília Meireles sob a batuta de Marcelo de Jesus. Maestro adjunto da Amazonas Filarmônica e diretor artístico da Orquestra de Câmara do Amazonas, Jesus comanda um repertório com os Prelúdios e canções de Cláudio Santoro, e trechos de óperas de Mozart, Donizetti, Massenet, Rossini e Bellini – entre árias, aberturas e outros excertos, destaque para as cantoras Maíra Lambert (soprano) e Carolina Faria (mezzo), que atuam como solistas.

[Veja mais no Roteiro Musical: Final Concurso BNDES de PianoSala Cecília Meireles]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.