Trancoso recebe festival de música clássica

por Redação CONCERTO 15/03/2012

A pequena Trancoso, paradisíaca vila pertencente ao município de Porto Seguro, no sul da Bahia, será a capital da música clássica do Brasil entre os dias 17 e 24 deste mês. O festival “Música em Trancoso” promoverá uma semana de concertos e master classes com a presença de solistas renomados do mundo todo. E tudo isso gratuitamente.

 

Aproveitando-se do belo visual da costa brasileira, a organização do festival projetou um anfiteatro localizado no alto das falésias de Trancoso, no Terra Vista Golf Resort. Sob a regência do maestro e pianista Ricardo Castro, a Orquestra Juvenil da Bahia (OJB) irá receber no palco dez solistas internacionais para uma semana de concerto, iniciando os espetáculos sempre ao pôr do sol.

Entre os solistas estão quatro alemães (Andreas Grünkorn, violoncelo, Walter Seyfarth, clarinete, Rüdiger Liebermann, violino e Walter Küssner, viola; os dois últimos, membros da Filarmônica de Berlim), três franceses (o flautista Benoit Fromanger e as irmãs pianistas Katia e Marielle Labèque), um austríaco (Richard Galler, fagote) e um inglês (Jonathan Williams, trompa). Todos eles, junto com membros da orquestra, irão ministrar masterclasses para estudantes de música e ouvintes interessados. As inscrições para as aulas são gratuitas, assim como os ingressos para as apresentações. Em ambos os casos, os interessados devem fazer suas inscrições e pedidos no site oficial do evento: www.musicaemtrancoso.org.br.

O compositor, arranjador, maestro e pianista Cesar Camargo Mariano é o único brasileiro dentre os convidados. E ele comanda um dia voltado à música brasileira: a Noite de Bossa Nova, no dia 19, em que um grupo formado por amigos de Mariano, junto com a OJB, executarão canções desse gênero.

Outros dois convidados internacionais se apresentarão com a orquestra baiana: os cantores líricos Tadeusz Szlenkier e Julia Thornton. O tenor polonês e a soprano inglesa interpretarão trechos de Puccini, Verdi e Bizet, entre outros.