Turnê da Camerata Vale Música com Marcelo Bratke passa por Rio e São Paulo

por Redação CONCERTO 30/09/2010

A obra do compositor carioca Ernesto Nazareth é tema da turnê nacional do pianista e maestro Marcelo Bratke em parceria com Camerata Vale Música (leia entrevista com o pianista neste edição). Intitulada “Nazareth – Brasileirinho”, a turnê segue com suas apresentações e desembarca em São Paulo, no dia 3, para concerto na Sala São Paulo - após o concerto, Marcelo Bratke irá autografar seu CD "Ernesto Nazareth" na Loja CLÁSSICOS. Ainda em outubro, o espetáculo passa por Vitória (no dia 12) e Rio de Janeiro (dia 20).

 

O concerto, idealizado e dirigido por Bratke, faz uma homenagem às célebres apresentações que o compositor carioca Ernesto Nazareth realizava na sala de espera do Cine Odeon, no Rio de Janeiro, na década de 1910. Àquela época, o público frequentava o cinema muitas vezes só para ouvi-lo tocar.

O grupo que acompanha o pianista é formado por cinco integrantes da Camerata Vale Música (piano, flauta, violino, clarinete e um duo de percussão). Trata-se de uma orquestra profissionalizante fundada por Bratke em 2006, com jovens músicos vindos de áreas desprivilegiadas em todo país, selecionados no programa de inclusão social desenvolvido pela mineradora Vale.

A turnê nacional 2010 Marcelo Bratke e Camerata Vale Música será apresentada em 10 cidades brasileiras.