Festival de Inverno de Campos do Jordão: as atrações da primeira semana

por Redação CONCERTO 02/07/2022

O Festival de Inverno de Campos do Jordão será aberto oficialmente neste sábado, dia 2. A programação tem como tema “Modernos eternos”. O diretor artístico Arthur Nestrovski explicou que o objetivo é dialogar com a Semana de Arte Moderna, especialmente com a noção de modernidade.

Daí a evocação de um verso de Carlos Drummond de Andrade, de “Eterno”, Alguma poesia: “E como ficou chato ser moderno/ agora serei eterno”. O poema segue: “Eternalidade eternite eternaltivamente/ eternuávamos/ eterníssimo/ A cada instante se criam novas categorias do eterno”. 

Não deixa de ser um retrato, ainda que involuntário, de um mundo musical que vive constantemente entre o passado, o presente e a possibilidade de permanência – jogo do qual a nova criação faz parte. E é nesse sentido que pode ser visto o repertório da edição deste ano.

A primeira semana do festival começa com duas apresentações. 

No Parque do Capivari, a Brasil Jazz Sinfônica faz apresentação com o maestro Fabio Prado e Renato Braz como convidado. E, à noite, no Auditório Claudio Santoro, acontece a abertura oficial, com a Osesp regida por Thierry Fischer e com o pianista Jan Lisiecki como solista no Concerto para piano nº 1 de Chopin (leia mais aqui).

No domingo, dia 3, a Orquestra Jovem do Estado vai a Campos do Jordão para, no Auditório Claudio Santoro, tocar A floresta do Amazonas, de Villa-Lobos, com regência de Claudio Cruz e solos da soprano Rosana Lamosa. 

No mesmo dia, na capela do Palácio Boa Vista, o flautista Marcelo Barboza e a harpista Jennifer Campbell tocam Bach, Villa-Lobos, Osvaldo Lacerca de Grandval. E, no Parque do Capivari, Emmanuele Baldini comanda a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí no Concerto para violino de Hekel Tavares. 

Em São Paulo, em diferentes espaços da Estação Júlio Prestes, tem início a série de recitais de câmara. No dia 4, o Quarteto Camargo Guarnieri interpreta peças de Beethoven, Camargo Guarnieri e Webern. E, no dia 5, o violonista Fabio Zanon lança seu novo disco, com os Doze estudos para violão de Francisco Mignone. Também na Sala São Paulo, nos dias 6, 7 e 8, há recitais com artistas do festival.

De volta a Campos do Jordão, no dia 8, Marcos Thadeu comanda o Coro Acadêmico da Osesp na Igreja de Santa Terezinha. No mesmo dia, no Auditório Claudio Santoro, o pianista Jean-Louis Steuerman faz recital com obras de César Franck, Schumann, Schoenberg e Chopin, abrindo o segundo final de semana da programação. 

No dia 9, no Palco Externo do Palácio da Boa Vista, haverá apresentação dos violonistas Paulo Bellinati e Daniel Murray (no mesmo palco, no dia 10, apresenta-se o Alexandre Silvério Quarteto). Já no Parque do Capivari, a Orquestra Experimental de Repertório e o maestro Jamil Maluf apresentam obras de Wagner e Kachaturian – o Concerto para violino, com solos de Davi Graton.

No Auditório Claudio Santoro, no sábado, a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro realiza programa Verdi e o Verismo Italiano, com o maestro Lorenzo Tazzieri, a soprano Thayana Roverso, o tenor Davide Piaggio e o barítono Vinicius Atique. 

A agenda de domingo tem como destaque, em São Paulo, o Grupo de Música Antiga do Festival, sob o comando de Luis Otavio Santos; em Campos, a Sinfônica Municipal de Santos faz concerto no Capivari com Luis Gustavo Petri e José Consani; e, no Auditório, a Osesp faz novo concerto com Thierry Fischer, com destaque para a Sinfonia nº 2 de Sibelius.

Confira a programação completa do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Leia também
Notícias
 Pianista Jan Lisiecki toca com Osesp, faz recital e abre Festival de Campos do Jordão
Notícias Jeri Lynne Johnson rege concerto de Philip Glass no Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Filarmônica de Minas Gerais anuncia primeira turnê europeia
Notícias Discos recuperam raridades musicais luso-brasileiras do século XIX

Concerto no Auditório Claudio Santoro [Divulgação]
Concerto no Auditório Claudio Santoro [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.