Festival Vermelhos abre sexta edição com palcos renovados e planos de expansão

por Redação CONCERTO 03/07/2022

O Festival Vermelhos em Ilhabela inicia sua sexta edição no dia 8. As apresentações vão ocupar os três palcos do Centro Cultural Baía dos Vermelhos: a Sala do Porão, o Anfiteatro da Floresta e o Teatro de Vermelhos.

A programação tem música clássica e grandes nomes da música popular brasileira.

“A música clássica é a base da nossa programação, mas buscamos também o diálogo com outras áreas. Para nós, faz todo o sentido propor essa relação entre campos a princípio tão diferentes”, explica Samuel MacDowell de Figueiredo, idealizador do festival. 

No primeiro final de semana, haverá apresentações de Edu Lobo, Fabio Zanon, Luedji Luna e do Quarteto Almir Clemente.

No dia 15, a São Paulo Companhia de Dança abre o segundo final de semana. Marcos Valle toca no dia 16, que terá ainda uma homenagem a Nelson Freire, com a participação dos pianistas Ervino Rieger, Pablo Rossi, Erica Ribeiro, Aleyson Scopel, Patrícia Glatz, Lucas Thomazinho e Eduardo Monteiro.

No dia 17, Marcelo Bratke e Claudio Cruz fazem recital; a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo toca com Roberto Minczuk e Yamandu Costa – e haverá também o espetáculo Quem tem medo de lendas, da Companhia de Teatro O Castelo das Artes, de São Sebastião.

O terceiro final de semana começa com Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, no dia 22. E segue com recital de Marina Martins e Aleyson Scopel, do Art String Quartet com Darrin Milling, concerto da Orquestra Experimental de Repertório com Jamil Maluf, show de João Bosco e apresentação de Nelson Ayres, Monica Salmaso e Teco Cardoso. No dia 24, o Art String Quartet toca com Darrin Milling.

O encerramento da programação terá, no dia 29, Antônio Azambujo; e, no dia 30, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas; Carla Cottini e a Orquestra de Câmara de Inhotim; e um concerto sinfônico com Ira Levin como regente e pianista.

Planos

Além da programação do festival, Mac Dowell tem planos ainda mais ambiciosos e que já começam a tomar forma, com uma programação que se estende ao longo de todo o ano. Em agosto, após o festival, haverá show do cantor Ney Matogrosso no Teatro Vermelhos. Então, durante o segundo semestre, Vermelhos vai realizar novas séries regulares de jazz e de música de câmara. 

A reforma da Sala do Porão não foi a única no complexo. “Durante a pandemia, construímos 22 apartamentos que vão possibilitar não apenas maior facilidade de receber artistas, mas também a chance de ampliar o programa de residências. Vermelhos investe cada vez mais na qualidade de sua programação, mas entende que pode também investir na criação, trazendo para a ilha artistas de diferentes áreas para trabalhar ao longo do ano”, explica Mac Dowell. 

Leia também
Notícias
 'West Side Story', de Bernstein, inicia temporada no Theatro São Pedro
Notícias Canto Mozarteum realiza primeira edição em São Paulo com maestro Rolf Beck
Notícias Cultura turbina economia em pelo menos 60%, por Nelson Rubens Kunze
Opinião Jan Swafford: prazer e emoção como introduções à música clássica, por Camila Fresca

Visão aérea do Teatro Vermelhos [Divulgação/Marco Yamin]
Visão aérea do Teatro Vermelhos [Divulgação/Marco Yamin]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.