Cláudio Cruz é destaque da edição de maio da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 29/04/2021

Um dos mais atuantes músicos brasileiros da atualidade, o maestro e violinista Cláudio Cruz é o destaque da edição de maio da Revista CONCERTO. 

Na Reportagem de Capa, ele fala ao jornalista Irineu Franco Perpetuo sobre sua carreira, seus projetos discográficos, a missão de formas novos músicos e os desafios impostos pela pandemia.

“Um dos músicos mais completos do Brasil, Cláudio Cruz nunca se permitiu o ócio, e, durante a pandemia, suas atividades migraram vigorosamente para o meio digital. Regente titular e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e spalla do Quarteto Carlos Gomes, Cruz vem gravando em um ritmo impressionante – além de se dedicar ao mestrado e à escrita de um livro”, escreve Perpetuo.

Na seção Em Conversa, o jornalista João Luiz Sampaio entrevista a produtora cultural Flavia Furtado. Entre os assuntos abordados estão o Fórum de Dança, Ópera e Música de Concerto, que completa um ano em maio, a busca por interlocutores oficiais na construção de políticas públicas para essas áreas e a dificuldade de se fazer cultura em um momento no qual ela é atacada pelo governo, como fica claro nas dificuldades pelas quais passa a Lei Rouanet.

A jornalista Luciana Medeiros conta, na seção Fermata, um pouco da trajetória da pianista Maria Teresa Madeira, que está lançando álbum com partituras de Chiquinha Gonzaga e se apresenta este mês. 

Em meio à pandemia, a Osesp se viu mais uma vez obrigada a repensar sua programação – e o fez, em maio, com uma interessante agenda de concertos, que terá como eixo a música de Haydn, como conta Camila Fresca na seção Acontece. 

Já o Theatro São Pedro une, em sua programação, as óperas Sócrates, de Erik Satie, e O marinheiro pobre, de Darius Milhaud, sob direção musical de Gabriel Rhein-Schirato, que conversou com João Luiz Sampaio sobre o espetáculo para a seção Palco.

Sampaio também assina texto no qual mostra como compositores de todo o mundo têm tratado da pandemia em novas obras, que tratam do momento atual e podem ser vistas na internet. 

A edição de maio traz ainda as reflexões dos colunistas da Revista CONCERTO. Júlio Medaglia escreve sobre Augusto de Campos. Jorge Coli recupera a programação de óperas dos teatros italianos na década de 1880. E João Marcos Coelho fala sobre a produção de Ennio Morricone pensada para as salas de concertos e não para o cinema. 

A revista traz ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos lançamentos de CDs e livros do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

0521

[O projeto “Revista e Site CONCERTO 2021” foi contemplado pelo edital ProAC Expresso LAB 60/2020 e conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.]
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.