Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de abril

por Redação CONCERTO 31/03/2021

Os cursos são ministrados pela plataforma digital zoom; programação do ano passado atraiu mais de 650 pessoas

Os Cursos CLÁSSICOS on-line da Revista CONCERTO seguem em abril com sua programação de 2021. Serão oito cursos a partir do dia 6 de abril, cada um com quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em quatro dias seguidos. As aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma zoom (cada aluno receberá um link para ter acesso).

A programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line da Revista CONCERTO, que é realizada desde 2015, é voltada majoritariamente para a música clássica e a ópera. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a iniciados e são ministrados em linguagem informal e acessível. Os professores são reconhecidos especialistas com destacada atuação no meio cultural brasileiro.

Participaram da programação do ano passado, que contou com um total de 71 cursos, mais de 650 pessoas de todos os cantos do Brasil e até do exterior. A oferta vai desde cursos de caráter introdutório até cursos temáticos e interdisciplinares. 

CURSOS ABRIL

Os Cursos CLÁSSICOS de abril terão início com os cursos Villa-Lobos em quatro tempo, com Camila Fresca, e Grandes concertos para piano e orquestra III, em que Helen Gallo vai abordar as obras do gênero de Chopin, Liszt, Bartók e Ligeti.

Entre os dias 13 e 16, mais duas opções. Em Vidas duplas, João Marcos Coelho vai tratar de compositores conhecidos por suas trilhas de cinema - Bernard Herrmann, Ennio Morricone, Erich Korngold e Nino Rota –, mas que também escreveram para as salas de concertos. E o professor Leonardo Martinelli segue com seu curso a respeito da história da música com módulo dedicado ao período Barroco.

“O anel do nibelungo”, de Richard Wagner, é uma das grandes criações do século XIX, em que o compositor coloca algumas de suas principais ideias filosóficas e musicais. E, entre os dias 20 e 23, o professor João Luiz Sampaio vai abordar a obra em Para entender o ‘Anel do nibelungo’. No mesmo período, no horário noturno, Sergio Molina oferece o curso Como ouvir a música clássica criativamente, em que, partindo da escuta de peças de diferentes estilos, compositores e períodos, proporá caminhos para uma escuta participativa, que esclareça e aprofunde criativamente a relação do ouvinte com o repertório.

A última semana de abril traz mais duas opções. Irineu Franco Perpetuo propõe um mergulho na obra e na vida de Johannes Brahms. E Leonardo Martinelli oferece mais um módulo de seu curso sobre história da música, abordando o Classicismo.

Tendo em vista a quarentena, a programação de dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120,00 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).

Clique aqui para ir à página dos Cursos CLÁSSICOS.

Conheça abaixo a programação de abril:

Villa-Lobos em quatro tempos
Por Camila Fresca, jornalista, doutora em música e professora
Dias 6, 7, 8 e 9 de abril, das 11h às 12h30
O curso vai recuperar a trajetória do compositor brasileiro, desde os seus anos de formação, no início do século XX, até a consagração nos anos 1950, contando a história de sua vida e revelando suas principais obras.
Clique aqui para se inscrever.

Grandes concertos para piano e orquestra III
Por Helen Gallo, pianista, doutora em música e professora
Dias 6, 7, 8 e 9 de abril, das 19h às 20h30
Na terceira edição do curso dedicado aos grandes concertos para piano e orquestra, a pianista e professora Helen Gallo mergulha sobre as obras do gênero escritas por Frederic Chopin, Franz Liszt, Béla Bartók e Gyorgy Ligeti.
Clique aqui para se inscrever.

Vidas duplas: compositores de cinema na sala de concertos 
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Dias 13, 14, 15 e 16 de abril, das 11h às 12h30
Conhecemos Bernard Herrmann, Ennio Morricone, Erich Korngold e Nino Rota por causa das grandes trilhas sonoras que compuseram. Pois eles levaram vidas duplas, ou seja, sempre fizeram música para a sala de concertos, trajetória abordada no curso.
Clique aqui para se inscrever.

História da Música no Barroco
Por Leonardo Martinelli, professor e compositor
Dias 13, 14, 15 e 16 de abril, das 19h às 20h30
Oferecido em módulos, o curso do professor Leonardo Martinelli sobre a história da música segue este mês com um olhar sobre a criação musical durante o período Barroco; veja abaixo informações sobre o módulo seguinte, dedicado ao Classicismo. 
Clique aqui para se inscrever.

Para entender “O anel do nibelungo”, de Richard Wagner
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Dias 20, 21, 22 e 23 de abril, das 11h às 12h30
O anel do nibelungo, de Richard Wagner, é uma das principais criações do século XIX, em que o compositor coloca algumas de suas principais ideias filosóficas e musicais. O curso vai abordar essas referências e oferecer uma audição acompanhada da obra.
Clique aqui para se inscrever.

Como ouvir a música clássica criativamente
Por Sergio Molina, compositor, doutor em música e professor
Dias 20, 21, 22 e 23 de abril, das 19h às 20h30
Partindo da escuta de peças de diferentes estilos, compositores e períodos da história da música clássica, o curso proporá caminhos para uma escuta participativa, que esclareça e aprofunde criativamente a relação do ouvinte com o repertório. 
Clique aqui para se inscrever.

Vida e obra de Johannes Brahms
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, tradutor e crítico musical
Dias 27, 28, 29 e 30 de abril, das 11h às 12h30
O curso vai oferecer uma imersão na trajetória de um dos mais importantes compositores da história, o alemão Johannes Brahms. Serão abordados aspectos de sua biografia e também suas principais criações musicais.
Clique aqui para se inscrever.

História da Música no Classicismo
Por Leonardo Martinelli, professor e compositor
Dias 27, 28, 29 e 30 de abril, das 19h às 20h30
Oferecido em módulos, o curso do professor Leonardo Martinelli sobre a história da música segue com uma discussão sobre os caminhos da arte musical durante o período do Classicismo; veja acima informações sobre o módulo ao Barroco. 
Clique aqui para se inscrever.
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.