Faleceu Josette Feres, inspiração da nossa música

por Redação CONCERTO 19/06/2020

Morreu aos 87 anos, em Jundiaí, a Profa. Josette Silveira Mello Feres. Dona Josette, como era tratada, foi a responsável pela formação musical de diversos destacados músicos da atualidade, como o violonista Fabio Zanon, o flautista Marcelo Barboza e a sua própria filha, Claudia Feres, regente da Orquestra Municipal de Jundiaí. 

Josette Feres começou a tocar piano ainda criança e durante toda sua vida demonstrou forte ligação com as humanidades. Adolescente, fez contato com Monteiro Lobato, por cuja obra tinha predileção. Formou-se professora e depois foi ao Rio de Janeiro onde travou contato com Villa-Lobos e estudou canto orfeônico com especialização em educação musical. Desenvolveu destacada carreira como professora, inicialmente na rede pública, depois na Escola de Música de Jundiaí, por ela fundada.

“Tenho pena das próximas gerações, que não poderão conviver com uma professora tão inspiradora quanto a D. Josette. Fui aluno dela na escola pública, frequentei sua escola de música e desfrutei de sua amizade e a de sua família. O ambiente de amor pela música, de verdade e afeto vai ficar comigo para sempre. Eu ficava tão feliz naquele lugar, na sua presença, que queria que aquilo durasse para sempre. Talvez por isso tenha me tornado músico. Uma das maiores educadoras do país que se vai”, escreveu Zanon em sua página do Facebook. 

Já o flautista Marcelo Barboza postou a seguinte mensagem: “A mulher que sempre fez a música mais verdadeira que existe, espalhando com ela o amor mais puro e ensinando os valores que esse mundo carece tanto. Tantas boas sementes plantadas!”

Josette Silveira Mello Feres morreu em decorrência de problemas de saúde. Ela deixa o marido Samy Feres e os filhos Roberto, Renato, Sônia, Cláudia e Luciana.

 

Josette Feres (1933-2020)
Josette Feres (1933-2020) [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.