Festival de Música Contemporânea Brasileira celebra Ernani Aguiar e Guinga

por Redação CONCERTO 22/03/2019

Entre os dias 26 e 30 de março, acontece em Campinas a sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira, idealizado e dirigido por Thais Nicolau. A programação inclui concertos, palestras e debates, promovendo um intercâmbio entre a produção acadêmica, intérpretes e público.

Como nos anos anteriores, o evento homenageia dois compositores, um do universo erudito e outro do popular. Em 2019, serão celebrados Ernani Aguiar e Guinga, que participam da programação e dialogam também entre si.

Já no dia 27 de março, ambos conversam com o público, em uma apresentação que terá a participação do Quinteto da Paraíba, que vai interpretar obras como Suíte Casa de Villa, de Guinga, e Quatro momentos nº 3, de Aguiar.

No dia 28, durante a manhã e à tarde, serão apresentados trabalhos acadêmicos sobre Guinga e, à noite, um concerto comentado por Aguiar. No dia 29, inverte-se à lógica: a obra de Aguiar é tema de debates ao longo do dia e, à noite, Guinga e Mônica Salmaso se apresentam e conversam com o público. 

No dia 30, acontece o concerto de encerramento, quando o maestro Ricardo Bologna rege a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em obras dos dois compositores, no Teatro Castro Mendes, que recebe todos os concertos do festival. Os debates, por sua vez, ocupam o Instituto de Artes da Unicamp.

Clique aqui e veja os detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Thaís Nicolau [Divulgação]
Thaís Nicolau [Divulgação]

Leia mais
“Vida a serviço do repertório nacional: uma conversa com Ernani Aguiar”, por Irineu Franco Perpetuo (Revista CONCERTO, edição março 2019)