Festival no do Espírito Santo apresenta concertos, ópera e música de câmara

por Redação CONCERTO 01/11/2018

O Festival de Música Erudita do Espírito Santo realiza, entre os dias 3 e 24 de novembro, a sua sexta edição. Ao todo, serão 12 concertos e uma ópera, no total de 20 apresentações no Teatro Carlos Gomes e em outros palcos da cidade.

A abertura acontece neste sábado, dia 3 de novembro, com um concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo sob regência do maestro Roberto Duarte, homenageado desta edição. O programa é formado por obras de autores brasileiros, a quem o maestro tem dedicado boa parte de sua carreira. A sinfônica também faz concerto no dia 16, com árias e cenas de conjunto de óperas italianas e francesas, sob regência de Helder Trefzger.

A ópera tem destaque na programação, que tem direção geral de Tarcísio Santório e direção artística da soprano Natércia Lopes. No dia 8, por exemplo, estreia uma produção de O diletante, de João Guilherme Ripper. A direção musical, à frente da Orquestra da Companhia de Ópera do Espírito Santo, é de Gabriel Rhein-Schirato e Colette Dantas assina a direção cênica.

O festival inclui uma série de apresentações de cunho social, apresentações itinerantes, dialoga com a cultural local, por meio de espetáculos como O Congo e o Erudito, e também promove uma exposição, Revivendo o Melpômene, sobre o antigo teatro de Vitória, construído em 1896 e destruído décadas depois, no século XX.

Clique aqui e veja os detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Gabriel Rhein-Schirato [Divulgação]
Gabriel Rhein-Schirato [Divulgação]