Festival Vermelhos realiza em julho sexta edição com clássicos e MPB

por Redação CONCERTO 13/06/2022

O Festival Vermelhos em Ilhabela vai realizar sua sexta edição entre os dias 8 e 30 de julho. As apresentações vão ocupar os três palcos do Centro Cultural Baía dos Vermelhos: a Sala do Porão, o Anfiteatro da Floresta e o Teatro de Vermelhos.

A programação tem música clássica e grandes nomes da música popular brasileira. “A música clássica é a base da nossa programação, mas buscamos também o diálogo com outras áreas. Para nós, faz todo o sentido propor essa relação entre campos a princípio tão diferentes”, explica Samuel MacDowell de Figueiredo, idealizador do festival. 

A programação foi suspensa nos últimos dois anos, por conta da pandemia – a intenção de retornar em janeiro acabou adiada devido à alta no número de casos provocada pela variante ômicron.

Durante esse período, foram construídos 22 apartamentos para abrigar o projeto de residências artísticas. “Do ponto de vista da estrutura, foi um ganho enorme: agora é possível acomodar artistas que vão se apresentar e também avançar na ideia das residências artísticas. Acreditamos que é possível também investir na criação”, explica Figueiredo.

A abertura será no dia 8, com show de Edu Lobo. Ainda no primeiro final de semana, apresentam-se o violonista Fabio Zanon e a cantora Luedji Luna (dia 9); e, no dia 10, o Quarteto Almir Clemente e o grupo Flautas do Mundo. 

No dia 15, a São Paulo Companhia de Dança abre o segundo final de semana. Marcos Valle toca no dia 16, que terá ainda uma homenagem a Nelson Freire, com a participação dos pianistas Ervino Rieger, Pablo Rossi, Erica Ribeiro, Aleyson Scopel, Patrícia Glatz, Lucas Thomazinho e Eduardo Monteiro.

No dia 17, Marcelo Bratke e Claudio Cruz fazem recital; a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo toca com Roberto Minczuk e Yamandu Costa – e haverá também o espetáculo Quem tem medo de lendas, da Companhia de Teatro O Castelo das Artes, de São Sebastião.

O terceiro final de semana começa com Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, no dia 22. E segue, no dia 23, com show de João Bosco; e apresentação de Nelson Ayres, Monica Salmaso e Teco Cardoso. No dia 24, o Art String Quartet toca com Darrin Milling.

O encerramento da programação terá, no dia 29, Antônio Azambujo; e, no dia 30, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas; Carla Cottini e a Orquestra de Câmara de Inhotim; e um concerto sinfônico com Ira Levin como regente e pianista.

Leia também
Notícias 
Prepare-se: treze destaques da programação da semana
Notícias Theatro São Pedro estreia montagem de 'Viva la mamma', de Donizetti
Notícias Maestra Alba Bomfim será a nova regente titular da Orquestra Experimental de Repertório
Notícias Maestro Gil Jardim é o novo diretor da Orquestra Sinfônica da USP
Opinião Ataque à Lei Rouanet ameaça atividades culturais, por Nelson Rubens Kunze

Teatro de Vermelhos [Divulgação]
Teatro de Vermelhos [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

Quem puder ir, não irá se arrepender. O local é lindo e acolhedor. Quanto ao programa, a homenagem a Nelson Freire é imperdível.
Aliás, a OSESP ou a OSM fizeram alguma homenagem de porte ao Nelson Freire?
E a Cultura Artística?

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.