Gabriele Strata, de 24 anos, vence o 3º Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro

por Camila Fresca 31/10/2023

RIO DE JANEIRO - Depois de uma emocionante final, com um público que encheu a Sala Cecília Meireles, foram anunciados os vencedores do 3º Festival Internacional de Piano do Rio Janeiro no último sábado, dia 28. Foi uma noite dedicada a obras seminais da literatura do concerto para piano, todas de autores russos.

Primeira a se apresentar, Élisabeth Pion escolheu interpretar o Concerto nº 3 de Rachmaninov. Embora com alguma dificuldade de atravessar esta obra dificílima, tocou com elegância, sem excessivos arroubos gestuais e demonstrando grande gama de recursos e nuances interpretativas. 

Em seguida, Gabriele Strata, que já tinha realizado uma performance excelente na semifinal, quando interpretou a suíte Out of doors de Bartók e a Sonata nº 3 de Brahms, tocou o Concerto nº 1 de Tchaikovsky de forma impecável, com limpeza e correção, arrancando aplausos entusiasmados do público. 

Por último, Leo de Maria tocou com incrível tranquilidade, segurança e precisão o complexo Concerto nº 3 de Prokofiev. Os candidatos foram acompanhados pela Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá.

______________________________________

Leia mais
Lilian Barretto: “Eu adoro subir no palco, mas um projeto como o festival é um legado”
Depois de uma pequena maratona, três finalistas no Festival de Piano do Rio de Janeiro

______________________________________

Depois das performances, os espectadores se aglomeraram no hall da Sala para votar em seu preferido no prêmio do público. Comentários gerais exaltavam as qualidades de determinado candidato ou o porquê de outro ser o favorito. Dessa vez, público e júri chegaram à mesma decisão: o italiano Gabriele Strata, de 24 anos, conquistou o primeiro lugar, que inclui um prêmio de R$60 mil reais, bem como o Prêmio do Público. Leo de Maria ficou com o segundo e Elisabeth Pion, com o terceiro lugar.

Também Erving Rieger e Victor Zendron da Cunha subiram ao palco para receber o Prêmio Nelson Freire de melhor pianista brasileiro. O júri foi formado pela japonesa Akiko Ebi (presidente do júri), o português Álvaro Teixeira Lopes, o alemão Jan Jiracek von Arnim, o chinês Kent Zhou e os brasileiros Linda Bustani, Cristian Budu e Roberto Tibiriçá.

Além dos prêmios em dinheiro e da projeção que os finalistas de um grande concurso naturalmente recebem, estão previstas outras atividades, como concertos no Brasil e no exterior. Além daqueles previstos no regulamento, Gabriele Strata, por exemplo, recebeu no palco um convite para ser solista da temporada 2024 da OSB. 

A próxima edição do Festival Internacional de Piano do Rio Janeiro está confirmada para outubro do ano que vem. Será um momento especial pois, como destaca Lilian Barretto, diretora artística e criadora do evento, serão 15 anos desde seu início com o nome de Concurso Internacional BNDES de Piano.

Leia também
Notícias 
Prepare-se: destaques da programação da semana
Notícias Osesp faz estreia latino-americana de concerto de Anna Clyne
Notícias Danilo Santos de Miranda morre em São Paulo
Crítica ‘Matraga’ é retrato estético do sertão mineiro, por Nelson Rubens Kunze

Gabriele Strata durante a prova final, na Sala Cecília Meireles [Divulgação/Renato Mangolin]
Gabriele Strata durante a prova final, na Sala Cecília Meireles [Divulgação/Renato Mangolin]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.