Hugo Pilger e Ney Fialkow concorrem ao Grammy Latino com disco dedicado a Claudio Santoro

por Redação CONCERTO 04/10/2021

O disco “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano” é um dos indicados na categoria Melhor Álbum do Grammy Latino 2021.

A gravação foi realizada no ano passado pelo violoncelista Hugo Pilger e o pianista Ney Fialkow. Ela traz sete peças, que percorrem diferentes momentos criativos do compositor – com destaque para a Sonata nº 4.

“Levantamos o repertório do zero. Foi uma imersão total, uma experiência memorável. Posso garantir que 95% dos cellistas não conhecem as peças extraordinárias de Santoro – da espetacular Sonata n° 4, por exemplo, recebemos o manuscrito, que tratamos de editorar. Como foi interessante ver aquele manuscrito, perceber a verdadeira tempestade cerebral que era o processo de criação”, contou Pilger à Revista CONCERTO na época do lançamento.

 

Escrevendo sobre o disco no Site CONCERTO, o crítico musical Irineu Franco Perpetuo referiu-se a Pilger como um “camaleão do violoncelo”. “Ele encarna com igual naturalidade as diversas facetas da personalidade musical proteica de Santoro, destrinchando com especial habilidade a escrita virtuosística da Sonata nº 4 – escrita para Aldo Parisot, que pediu ao compositor que a obra fosse especialmente difícil. Ele tem em Fialkow um parceiro de igual destreza técnica e comprometimento interpretativo, em um álbum vigoroso.”

O disco concorre ao lado de outros quatro álbuns: a gravação de Jordi Savall das primeiras cinco sinfonias de Beethoven; Latin America Classics, do pianista Kristhyan Benitez; Music from Cuba and Spain, do violonista Manuel Barrueco; e Tres historias concertantes, com o pianista Héctor Infanzón e o maestro Konstantin Dobroykov.

[O disco Claudio Santoro: obra completa para violoncelo e piano está disponível na Loja CLÁSSICOS; clique aqui.]

Ney Fialkow e Hugo Pilger [Divulgação/Leo Aversa]
Ney Fialkow e Hugo Pilger [Divulgação/Leo Aversa]

Leia também
Notícias 
Prepare-se: onze concertos e ópera para ver ao vivo ou na internet
Notícias José Soares vence 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio
Notícias Mesa reúne artistas para refletir sobre o dramaturgismo na ópera
Textos Um compositor extraordinário, por João Marcos Coelho
Textos ‘O turco na Itália’, de Rossini, foi maravilhoso, por Jorge Coli

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.