Itaú Cultural abre mostra dedicada à vida e à obra de Chiquinha Gonzaga

por Redação CONCERTO 24/02/2021

O Itaú Cultural inaugura nesta quarta-feira, dia 24, uma exposição dedicada à pianista e compositora Chiquinha Gonzaga. A mostra, que fica em cartaz até o dia 25 de maio, poderá ser visitada perante o agendamento de horário e é acompanhada de um material digital que pode ser acessado em um site especial criado pelo instituto.

Documentos, partituras, objetos, fotos e conteúdos musicais serão exibidos, recontando a história de vida e o legado da obra da artista. Entre os destaques, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, estão materiais que buscam resgatar a sua afrodescendência e a conturbada separação do marido, em um momento no qual o divórcio não era uma possibilidade.

No espaço da exposição, os visitantes estarão rodeados de elementos que remetem ao Rio de Janeiro do século XIX, com sons e também imagens pertencentes à coleção Brasiliana. Como nas demais ocupações realizadas pelo Itaú Cultural, há diversos materiais interativos, como pedais que acionam o som dos instrumentos de Ó Abre Alas, e um piano de chão que, ao ser pisado, apresenta obras da compositora.

 

“A exposição resgata a trajetória da musicista, marcada por escândalos sociais e opressão, pioneirismo e liberdade, paixão e reconhecimento. E propõe um mergulho na criação obstinada de uma artista que esteve, em certos aspectos, tão conectada com seu tempo, mas que antecipou uma série de questões que envolveriam a vida da mulher moderna. Sua prevalência no presente se expressa em sua ousadia e na presença contemporânea de artistas negros que contam sua trajetória e revivem sua obra”, afirma a equipe que desenvolveu a Ocupação Chiquinha Gonzada, formada por membros dos núcleos de comunicação e música do instituto, com cocuradoria da cantora Juçara Marçal e consultoria da biógrafa Edinha Diniz.

Leia mais
Notícias
Óperas de Verdi baseadas em Schiller são recriadas em espetáculo
Notícias Concurso Maria Callas anuncia semifinalistas
Notícias Osusp realiza festival com cursos gratuitos e abertos
Colunistas A grande tacada de Simone Menezes, por João Marcos Coelho

Chiquinha Gonzaga [Reprodução]
Chiquinha Gonzaga [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.