Músicos da USP releem Beethoven em instrumentos históricos

por Redação CONCERTO 10/09/2018

O Conjunto de Música Antiga da Universidade de São Paulo, sob regência do maestro William Coelho, apresenta a partir desta segunda, a primeira montagem sul-americana de obras orquestrais de Beethoven com instrumentos históricos. Os concertos acontecem após a recente compra de instrumentos realizada pela USP e pela parceria desenvolvida pela universidade, desde o ano passado, com especialistas argentinos.

O programa inclui a Abertura Coriolano, o Concerto para piano e orquestra nº 3 e a Sinfonia nº 5, e será apresentado três vezes: no dia 10 de setembro, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (abrindo a programação da II Semana de Música Antiga da USP); no dia 11, no Theatro Polytheama, em Jundiaí; e no dia 14, no Sesc Vila Mariana.

Nas três ocasiões, o solista será Zvi Meniker, fortepianista russo-israelense, que vai utilizar uma cópia de um instrumento de cerca de 1800. Meniker, especialista na prática histórica, estudou em instituições como o Mozarteum de Salzburg e a Academia de Música de Zurique, com nomes como Alois Forer, Nikolaus Harnoncourt e Johann Sonnleitner.

Clique aqui para ver os detalhes das apresentações.

Beethoven pintado por Joseph Willibrord Mähler [Reprodução]
Beethoven pintado por Joseph Willibrord Mähler [Reprodução]