Musicarium de Joinville planeja orquestra sinfônica e sala de concertos de nível internacional

por Redação CONCERTO 02/08/2025

Em concerto no Masp, entidade apresenta ambicioso projeto de alto impacto cultural, social e econômico; campanha de captação de recursos oferece isenções fiscais por meio da Lei Rouanet

O Musicarium, Academia Filarmônica Brasileira, tem uma meta ambiciosa: até 2030, o projeto idealizado pelo empresário Ernesto Heinzelmann e o maestro Sergio Ogawa prevê o pleno funcionamento, em Joinville, de uma orquestra sinfônica de excelência dentro de uma sala de concertos de nível internacional. Pode parecer um delírio... mas, pelo que se viu no concerto de apresentação do projeto realizado no Masp na última quinta-feira, dia 31 de julho, a iniciativa tem os pés no chão, é bem estruturada e desde que foi lançada já fez avanços impressionantes. 

O Musicarium é um centro educacional e cultural fundado em 2017, que tem como objetivo oferecer musicalização infantil e iniciação musical para crianças e jovens por meio de uma educação musical humanista e de excelência. Na primeira seleção, 700 candidatos se inscreveram para 100 vagas, sendo 85% crianças da rede pública de ensino.

Já em 2019, antecipando as metas que tinham sido planejadas, a instituição formou sua primeira Orquestra Infanto‑juvenil. Em 2024, a Camerata de Cordas e o Grupo de Percussão fez uma turnê com concertos em conservatórios de ponta da Suíça, Alemanha e Holanda, com vistas a um intercâmbio cultural e pedagógico. E, também no ano passado, novamente antes das metas previstas, formou a Orquestra Jovem Musicarium. Hoje, o projeto atende 180 alunos bolsistas, a maioria oriunda de escolas públicas.

E foi a Orquestra Jovem Musicarium que se apresentou no Masp, sob regência do maestro André Souza e também do maestro Sergio Ogawa. Reforçada pelo apoio de alguns professores, a orquestra de cerca de oitenta alunos do Musicarium apresentou obras exigentes como Os prelúdios, de Franz Liszt, e o último movimento da Quinta sinfonia de Tchaikovsky.

Apresentação da Orquestra Jovem Musicarium no Masp (Revista CONCERTO)
Apresentação da Orquestra Jovem Musicarium no Masp (Revista CONCERTO)

O concerto foi também o lançamento oficial da campanha de captação de recursos por meio de “naming rights” para a próxima etapa do projeto, que é a da construção da Academia e de uma sala de concertos do Musicarium. A obra promete “trazer a melhor acústica e infraestrutura mundial para o desenvolvimento de músicos, orquestra de alta performance e a realização de concertos e eventos internacionais”.

O complexo cultural será erguido em um terreno no bairro Cidade das Águas, em Joinville, recebido em doação em 2021. A nova sede será composta por dois edifícios interligados: a Academia de música, com cerca de 50 salas de aula, destinada a atender até 500 alunos, e uma sala de concerto com capacidade de cerca 700 espectadores. 

A arquitetura é assinada pela Metroquadrado Arquitetura e o projeto acústico é da Nagata Acoustics, empresa referência internacional por projetos como o Walt Disney Concert Hall (Los Angeles), Elbphilharmonie (Hamburgo) e a Philharmonie de Paris.

O Musicarium representa um investimento estruturado para a formação musical e o desenvolvimento cultural de Joinville, que sem dúvida trará impactos sociais e econômicos muito positivos para aquela região. O projeto é mais um exemplo da importância de parcerias público-privadas, já que é uma iniciativa da sociedade civil viabilizado pelo financiamento por meio de patrocínios e doações com isenção fiscal via Lei Rouanet.

Clique aqui para saber mais sobre o Musicarium.
Clique aqui para conhecer a campanha de captação de recursos.
Clique aqui para conhecer a campanha de “naming rights”

Projeto arquitetônico da futura academia a sala de concertos o Musicarium (reprodução)
Projeto arquitetônico da futura academia e sala de concertos do Musicarium (reprodução)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.