Orquestra Sinfônica Brasileira recria OSB Jovem e celebra 83 anos

por Redação CONCERTO 17/08/2023

A Orquestra Sinfônica Brasileira comemora nesta semana seus 83 anos com uma programação especial de concertos. O primeiro deles acontece hoje, dia 17, na Sala Cecília Meireles, e marca a recriação da OSB Jovem.

O grupo retoma suas atividades após 11 anos. Será regido pelo maestro Anderson Alves em um programa que tem a estreia de sua Abertura festival O Recomeço e obras de Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe, Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez.

"Nosso objetivo é apoiar a renovação do cenário musical do Brasil, oferecendo a estrutura necessária para uma experiência completa de formação de jovens músicos. Um espaço no qual eles poderão aperfeiçoar técnica instrumental, ampliar repertório e receber mentoria de alguns dos maiores músicos do país. Queremos abrir as portas da OSB para uma nova geração mais diversa e democrática", diz Ana Flávia Cabral Souza Leite, vice-presidente da Fundação OSB. 

Os integrantes foram selecionados por meio de um processo que levou em consideração critérios como renda familiar, gênero e autodeclaração de raça. Posteriormente, passaram por audições frente a banca especializada. Segundo a orquestra, “o edital de convocação priorizou e incentivou a participação de pessoas negras, indígenas, mulheres, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência (PCDs) e de baixa renda com histórico escolar em instituições públicas ou bolsistas em instituições privadas”.

A OSB Jovem também fará a abertura, com o Batuque, de Lorenzo Fernandez, dos concertos de aniversário que o grupo profissional faz nos dias 19 e 20, também na Sala Cecília Meireles. O programa terá a regência da maestra Simone Menezes e a participação do pianista e compositor André Mehmari como solista. Além de algumas de suas peças, a orquestra vai tocar a Série Brasileira, de Alberto Nepomuceno. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Filme sobre Leonard Bernstein ganha trailer e primeira polêmica
Notícias Morre na Itália, aos 89 anos, a soprano Renata Scotto
Notícias Orquestra Acadêmica de São Paulo encena ópera ‘La traviata’, de Verdi
Opinião Uma editora para todas as músicas do mundo, por João Marcos Coelho
Crítica Na noite de Tosca, sucesso fica por conta de Cavaradossi e Scarpia, por João Luiz Sampaio

O maestro Anderson Alves durante ensaio da OSB Jovem [Divulgação/Renato Mangolin]
O maestro Anderson Alves durante ensaio da OSB Jovem [Divulgação/Renato Mangolin]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.