Orquestra Sinfônica Heliópolis celebra 23 anos do Instituto Baccarelli

por Redação CONCERTO 10/09/2019

A Orquestra Sinfônica Heliópolis faz nesta terça-feira, dia 12, na Sala São Paulo, um concerto especial para celebrar os 23 anos do Instituto Baccarelli, projeto de formação musical e inclusão social fundamental na cena musical brasileira. No programa, duas obras de Tchaikovsky: a Sinfonia nº 5 e a Abertura Romeu e Julieta.
Os músicos vão se apresentar sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico do instituto.

Em vídeo no Facebook, ele falou sobre sua relação com a orquestra e sobre a importância do trabalho do instituto, relembrando seu primeiro concerto com a sinfônica, em que foi tocada a Sinfonia Ressurreição de Mahler.
“Dos grandes percursos da minha vida, talvez o mais importante tenha sido Heliópolis. Quando eles tocam, eu tenho um desejo incontrolável de chorar. Choro porque a emoção é grande demais. Lembro de um concerto específico, a Ressurreição, uma metáfora da ressurreição que eu estava vivenciando. E eles estavam ressurgindo, renovando a vida deles, abrindo uma nova vida. Hoje, eles estão nas principais orquestras brasileiras, esses jovens de Heliópolis. Nossa missão está sendo cumprida. Heliópolis é hoje um ponto de referência de formação e da reformulação da cultura musical brasileira. Esta é a cereja do bolo da minha carreira”, afirma.

Orquestra Sinfônica Heliópolis [Divulgação]
Orquestra Sinfônica Heliópolis [Divulgação]

O instituto foi criado no final dos anos 1990 quando o maestro Silvio Baccarelli, após acompanhar um incêndio que destruiu boa parte de Heliópolis, resolveu propor um projeto de formação musical para jovens da comunidade.
Hoje, já são mais de mil crianças e jovens atendidos anualmente por meio de programas socioculturais “que têm como premissa pedagógica proporcionar uma formação musical e artística de excelência, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento pessoal e criando oportunidades de profissionalização na música erudita”. “A instituição constrói dia a dia uma história de conquistas, fruto de um amplo trabalho educacional, que transcende a profissionalização musical, suscitando autodisciplina, respeito, criatividade, convivência e senso colaborativo em grupo – essenciais à formação e ao desenvolvimento de todo cidadão em nossa sociedade”, diz a missão oficial do instituto.

O concerto desta terça-feira será transmitido ao vivo pela página no Facebook do Catraca Livre, com comentário em tempo real de Nelson Rubens Kunze, diretor-editor da Revista CONCERTO.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Roteiro
Prepare-se: os destaques da semana
Revista CONCERTO Construindo sonhos (edição de dezembro de 2016 )
Revista CONCERTO Um dia em Heliópolis (edição de dezembro de 2015)
 

Curtir