Pianista Cristian Budu lança disco ‘Pianolatria’, dedicado à música brasileira

por Redação CONCERTO 11/04/2024

O pianista Cristian Budu faz nesta quinta, dia 11, o primeiro recital de lançamento de seu novo disco, Pianolatria, inteiramente dedicado ao repertório brasileiro. A apresentação acontece no Sesc Vila Mariana e, em seguida, haverá concertos no Sesc Jundiaí (dia 12) e no Sesc Ribeirão Preto (dia 16).

Em texto no encarte do disco, lançado pelo Selo Sesc, Budu explica as ideias por trás da gravação do disco.  “Pianolatria é o título de um célebre artigo de Mário de Andrade publicado pouco depois da Semana de Arte Moderna na revista modernista Klaxon. Nele, o escritor criticava a dependência excessiva da vida musical paulistana pelo piano. A opção pelo título é, em primeiro lugar, uma homenagem reverente ao pensamento de Mário de Andrade. Mas, ao mesmo tempo, a escolha não deixa de guardar um bom-humor, ao tentar tirar um pouco do peso daquela crítica de cima do instrumento. Apesar de ser um trabalho de piano solo no qual o virtuosismo está presente, existe a ambição de ressignificar o termo”, diz.

Daí a proposta de “apresentar o piano menos como um solista individual do que como uma ferramenta para a busca incessante do que é nossa identidade – mas nunca a partir de uma imagem endurecida ou restritiva”. 

Muito mais do que apenas uma vontade de fazer um trabalho diferente, foi a vontade de me sentir parte do Brasil, à minha maneira, que motivou as escolhas do disco

O projeto inclui a gravação de vídeos dedicados à gravação e às obras escolhidas.  “Se o texto de Mário de Andrade mostrava quão limitado era um ambiente musical centrado no piano, ao impedir que outras manifestações (como a música de câmara) ou mesmo uma compreensão maior do fenômeno musical aflorassem, este projeto quer, no fundo, demonstrar o oposto: como, partindo do instrumento, podemos ampliar nossos horizontes. Seja pelos autores e repertório abordado ou ainda pelas ferramentas contemporâneas, que expandem o diálogo do instrumento com a sociedade do século XXI, como os vídeos que integram o projeto.”

O disco traz leituras pessoais de criadores mais conhecidos, como Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Carlos Gomes e Francisco Mignone, quanto nomes ainda pouco familiares, como os das compositoras Clarisse Leite, Amélia Brandão, Nininha Veloso Guerra e Cacilda Barbosa, ao lado de Chiquinha Gonzaga, Henrique Alves Mesquita e Ernesto Nazareth.

CD Pianolatria

“Quando estudamos o repertório brasileiro que tem alguma divulgação e circulação, percebemos que é uma ideia restritiva de Brasil que se apresenta. Muita coisa fica de fora ou é estigmatizada; coisas que circularam no passado acabaram caindo no esquecimento. Ao selecionar o repertório, eu quis trazer à tona outras coisas – músicas que eu mesmo não conhecia e fui descobrindo. Muito mais do que apenas uma vontade de fazer um trabalho diferente, foi a vontade de me sentir parte do Brasil, à minha maneira, que motivou as escolhas do disco”, conta o pianista.

Veja mais detalhes no Roteiro Musical do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
 TCE recomenda suspender acordo que tira Filarmônica de Sala Minas Gerais
Notícias Nova produção de ‘O barbeiro de Sevilha’ sobe ao palco do Teatro Bradesco
Revista CONCERTO Lançamentos de CDs e Livros: a seleção de abril
Crítica Em obras de Grazyna Bacewicz, Quarteto da Cidade mostra refinamento e maturidade, por Camila Fresca

O pianista Cristian Budu [Divulgação]
O pianista Cristian Budu [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.