Prêmio CONCERTO e Retrospectiva são destaques da nova edição da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 30/12/2020

Por conta da pandemia do coronavírus e das restrições por ela impostas, 2020 não foi um ano fácil para as atividades culturais. Mas a capacidade de reação dos projetos musicais mostrou que vigor e talento não faltam para que o meio musical empreenda a missão de refletir sobre um novo futuro para a música clássica.

O balanço de 2020 e o que nos espera em 2021 são os destaques da edição de janeiro e fevereiro da Revista CONCERTO. Nela, são revelados os vencedores do Prêmio CONCERTO 2020, que contemplou projetos que realizaram iniciativas criativas e inovadoras. E artistas, produtores e especialistas comentam o ano que passou e como seus projetos lidaram com os desafios colocados pela pandemia.

Na seção Em Conversa, o compositor brasileiro Marcos Balter falou de sua trajetória ao jornalista Irineu Franco Perpetuo. Com obras elogiadas por veículos como The New York Times, Washington Post, Chicago Tribune e Boston Globe e pelo cultuado crítico Alex Ross, Balter vive há 25 anos nos EUA, onde é professor da UC San Diego, na Califórnia. E destaca-se como voz ativa contra o racismo na música de concerto. 

Para a seção Fermata, a jornalista Luciana Medeiros conversou com o pianista brasileiro Claudio Soares. Radicado no Japão, onde desenvolve importante trabalho pedagógico, ele está lançando no Brasil o livro O mundo do som: guia de prática interpretativa e orientação pianística, editado pela Funarte.

A edição de janeiro e fevereiro traz ainda as reflexões dos colunistas da Revista CONCERTO. Júlio Medaglia escreve sobre a flautista Odette Ernest Dias. Jorge Coli trata de Pitágoras e sua relação com a música. E João Marcos Coelho mostra, a partir do trabalho de Benê Fonteles, como a criação artística se agiganta em momentos-limite.

A revista traz ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos lançamentos de CDs e livros do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a promoção e ganhe de presente o CD exclusivo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo; assine no próprio Site CONCERTO, clicando aqui.

Leia mais
Prêmio CONCERTO 2020 confira os escolhidos pela crítica
Notícias Governo de Goiás diz que vai recontratar músicos da filarmônica
Opinião Um novo (e interessantíssimo) livro sobre Mozart, por João Marcos Coelho

0121

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.