Sala Cecília Meireles recebe apresentação do melodrama 'Enoch Arden', de Strauss

por Redação CONCERTO 03/09/2021

A Sala Cecília Meireles recebe nesta sexta-feira, dia 3, uma apresentação especial, na qual será interpretado o melodrama Enoch Arden, de Richard Strauss, com a participação do pianista Jean-Louis Steuerman, que volta aos palcos pela primeira vez depois do início da pandemia, em março do ano passado.

Um monodrama é uma peça em que a música acompanha um texto recitado. Além de Steuerman, participa da apresentação, que será dirigida por Thiago Herz, o ator Daniel Herz. O recital terá a presença do público e será transmitido ao vivo.

Enoch Arden é baseado em texto de Lorde Alfred Tennyson. Enoch é um marinheiro que naufraga e desaparece, deixando para trás sua mulher, Annie, e os filhos. Ao voltar, dez anos depois, descobre que Annie está casada com Philip, um amigo de infância, e que eles têm um filho. Para não estragar a felicidade da mulher que ainda ama, ele resolve não se revelar a ela e deixa-se morrer.

“Se, pelo nome do protagonista, o poema tem imediatas ressonâncias bíblicas (Enoque, da sétima geração depois de Adão, filho de Jarede e pai de Matusalém), o tema do retorno do navegante após um longo afastamento sugere uma reelaboração do mito homérico de Odisseu”, escreve Irineu Franco Perpetuo na edição de setembro da Revista CONCERTO. 

“A música interage com o texto de maneiras variadas. Há passagens instrumentais sem palavras, assim como há trechos falados com o piano em silêncio. Herdeiro da escola wagneriana, Strauss escreve motivos condutores (Leitmotive) para Enoch, Annie, Philip e o mar”, completa.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Melodrama, palavra e música, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Sala São Paulo começa a exigir comprovante de vacinação
Notícias Paula Pires apresenta Harlequin, de Stockhausen, em Brasília
Cursos CLÁSSICOS Confira a programação da próxima semana

Jean-Louis Steuerman e Daniel Herz durante ensaio na Sala São Paulo [Reprodução/
Jean-Louis Steuerman e Daniel Herz durante ensaio na Sala Cecília Meireles [Reprodução/Facebook/Sala Cecília Meireles]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.