Série de concertos do Teatro Bradesco de Belo Horizonte apresenta o Kim Trio

por Redação CONCERTO 30/03/2017

A temporada 2017 de concertos do Teatro Bradesco de Belo Horizonte, que tem direção artística da pianista Celina Szrvinsk, apresenta, no domingo, dia 2, o Kim Trio, formado por Nayoung Kim (violino), Taehyun Kim (violoncelo) e Jiyeon Kim (piano). As três irmãs nasceram e se formaram na Coreia do Sul. Depois de viajarem pelo mundo se especializando em locais como Viena, Hannover, Berlim e Hamburgo, elas resolveram, em 2000, criar o grupo, dedicando-se ao grande repertório para trio com piano.

Na apresentação no Brasil, elas mostram a evolução do gênero, com peças de Mozart, Beethoven e Mendelssohn. O trio também se apresenta este mês como solista da Orquestra Sinfônica da USP, em São Paulo, no dia 8.

A série do Teatro Bradesco terá ainda outras cinco atrações ao longo do ano. Em maio, apresenta-se o Quarteto Carlos Gomes, grupo liderado pelo violinista e maestro Cláudio Cruz. O programa tem dois importantes autores brasileiros, Alexandre Levy e Glauco Velásquez, além do Quarteto americano do checo Antonin Dvorák.

A pianista Simone Leitão, diretora da Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, faz recital em junho, com obras de Bach, Ravel e Ginastera. Já em agosto, a própria Celina Szrvinsk sobe ao palco, reeditando o duo com o violoncelista Antonio Meneses, artista que completa 60 anos em 2017.

O piano volta a ser atração em setembro com Anna Malikova, do Uzbequistão, com um programa inteiramente dedicado à música de Chopin. E, em outubro, Celina se une aos músicos do Quarteto Coull, da Inglaterra, para interpretar os sete Quadros amazônicos, de Francisco Mignone, na versão do próprio autor para piano e quarteto de cordas.

[Veja mais no Roteiro Musical]