‘Acteón’ abre série Fora da Caixa do Theatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 02/08/2022

A ópera pastoral Acteón, de Charpentier, abre nos dias 3, 4 e 5 a série Ópera Fora da Caixa do Theatro Municipal de São Paulo, realizada com o objetivo de pensar o gênero em espaços alternativos. Nessa primeira experiência, o palco será a Sala do Conservatório, na Praça das Artes.

A direção musical é de Juliano Buosi e a cênica, de Leonardo Ventura. No elenco, nomes como o contratenor Jabez Lima e a soprano Marília Vargas. Um grupo de dezesseis músicos da Orquestra Sinfônica Municipal participa do espetáculo, assim como cantores do Coro Lírico Municipal, regidos por Mário Valério Zaccaro.

A ação de Acteón se baseia em um episódio das Metamorfoses de Ovídio. São seis cenas. Na primeira, Actéon discute com um grupo de caçadores. Na segunda, em uma nascente, Diana e suas irmãs se banham. Em seguida, Actéon resolve descansar em uma pequena clareira. Mas ele vê Diana e suas irmãs, que se preocupam com a possibilidade de ele revelar a outros a presença delas ali. 

Na quarta cena, Actéon é transformado em veado. Os caçadores chegam, na cena seguinte, à procura de Actéon para que ele participe de uma caçada. Cena 6: a deusa Juno anuncia aos caçadores a morte de Actéon, transformado em veado e devorado por seus cães de caça. Um coro de caçadores expressa tristeza e raiva pelo que aconteceu.

“Mais do que uma reprodução, o objetivo foi entender os elementos da história, do barroco, a relação da ópera com o mito. E a partir daí construir uma leitura”, explica em entrevista o diretor Leonardo Ventura, que faz sua primeira incursão pela ópera. “Uma das premissas do barroco é que tudo aparece em camadas, e o que busquei foi traduzir esses elementos para hoje, oferecendo vários pontos de vista.”

O diretor conta que recorreu a Artémis, “deusa dos limites, das fronteiras”, protetora das mulheres. “Acteón é um personagem positivo, que erra por acaso. Os caçadores, por sua vez, eu entendo como um grupo que pretende encontrar e devastar um novo território. E Diana aparece para dizer não, impor um limite à destruição.”

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Crítica Jakub Józef Orlínski fascina plateia da Sala São Paulo em recital memorável, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Guerra-Peixe em toda a sua riqueza originalidade, por Camila Fresca
Notícias Prepare-se: dez destaques da programação da semana
Notícias Jean-Yves Thibaudet faz recital com São Paulo Chamber Soloists pela série da Tucca
Notícias Felipe Prazeres assume regência titular do Municipal do Rio 

Cena de 'Acteón', que integra a série Ópera Fora da Caixa [Divulgação/Stig de Lavor]
Cena de 'Acteón', que integra a série Ópera Fora da Caixa [Divulgação/Stig de Lavor]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.