‘O elixir do amor’ abre temporada lírica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

por Luciana Medeiros 15/04/2024

Domenico Gaetano Maria Donizetti (1797-1848), nascido em Bergamo, na região da Lombardia, foi um dos mais prolíficos e ecléticos compositores do século XIX, ou talvez até hoje: são mais de 70 títulos, dos trágicos, como Lucia de Lammemoor, aos cômicos – e uma dessas comédias, a divertida O elixir do amor, com libreto de Felice Romani, volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro depois de uma ausência de 18 anos: a última vez que foi montada nesse palco, em 2006, tinha direção de Sergio Britto. São cinco récitas a partir de 19 de abril, com direção cênica de Menelick de Carvalho, que dirigiu ano passado I Pagliacci no Festival Oficina de Ópera da casa carioca. A regência será do titular Felipe Prazeres.

A ópera estreou em 1832, no Teatro della Canobbiana, em Milão. Diz-se que foi composta em duas semanas, a pedido de Alessandro Lanari, empresário à frente do teatro milanês, para cobrir uma desistência. Lenda? “Eu resolvi pesquisar a origem do Elixir, que é baseado em Le Philtre, ópera de Auber e Scribe, estreada pouco antes em Paris”, conta em entrevista por vídeo o diretor Menelick de Carvalho. “E vi que 85% do libreto italiano são idênticos ao francês, até nos nomes dos personagens. Romani praticamente traduziu, com adaptações. Claro que a música de Donizetti é outra coisa.” Outra “lenda” – sabe-se lá – é que o grande hit da ópera, a ária Una furtiva lacrima – quase foi tirado da partitura. Teria permanecido por insistência do compositor.

Estamos entrando na era dos suspiros. O gênero cravado por Donizetti é melodrama giocoso, ou seja, estamos com um pé na commedia dell’arte já permeada de romantismo, diz o diretor Menelick de Carvalho

A rubrica aponta que a história se passa no País Basco – também como em Le Philtre. “Na parte francesa, claro”, continua o diretor. “Mas optei por não fazer um desenho realista; o nosso Elixir se passa no campo, na época pré-Revolução Francesa.” Na história, o ingênuo camponês Nemorino se apaixona pela poderosa Adina, dona da fazenda, que também é cortejada pelo sargento Belcore, cujo regimento está de passagem. Buscando ajuda, Nemorino se deixa levar pela lábia do charlatão Dulcamara, comprando dele uma poção que faria o milagre do amor acontecer. 

O período da estreia é mesmo o da consolidação do Romantismo; a tradicional ópera-bufa italiana já ganhava o rótulo de “superficial”. Menelick considera o Elixir um ambiente de “humor romântico”: “Estamos entrando na era dos suspiros. O gênero cravado por Donizetti e Felice é melodrama giocoso, ou seja, estamos com um pé na commedia dell’arte já permeada de romantismo.” 

Originalmente com dois atos situados em locais diferentes – a fazenda de Adina e o centro do vilarejo –, nessa montagem a fazenda permanece como único cenário. Desirée Bastos, que assina tanto o cenário quanto o figurino, traduz essa orientação para o romantismo e o bucólico pela inspiração nas toiles de jouy – o tecido estampado que vem dos séculos XVI e XVII, com cenas campestres. Jouy, cidade a 100 km de Paris, ficou famosa pelas fábricas dessa estamparia.

“Esses tecidos trazem cenas de amor, de viagens, com personagens da mitologia grega – e escolhemos as temáticas que evocam os namorados, as festas campesinas e as viagens de balão”, explica Desirée. “Com isso, optamos por uma abordagem bidimensional, como um teatro de papel. Brinco com as escalas, deixo propositalmente a margem do papel como uma moldura.”

A cenógrafa e figurinista conta que o cenário foi pintado por um dos últimos grandes artesãos do Theatro Municipal, Lico, que está prestes a se aposentar. “É um artista espetacular, que não tem discípulos. Uma pena.” Os figurinos seguem a mesma linha, com cores sólidas e estampas pretas, pintados à mão pela artista visual Ana Frazão. E os balões, entram onde? “Essa versão do toile de jouy nos deu a ideia de fazer Dulcamara desembarcar de um balão.”

Os ensaios chegarão à rara marca das seis semanas, contra as quatro da média das produções. “Tivemos muita sorte de poder ensaiar com mais tranquilidade”, comemora Menelick, que fez o curso de direção de ópera na UFRJ no início dos anos 2000, quando foi assistente de direção em Don Pasquale; já como professor, dirigiu uma montagem de Elixir do amor com os alunos.

“Dos nossos elencos, o baixo Sávio Sperandio é o único que fez essa ópera: foi Dulcamara quatro vezes”, diz o diretor. Sávio divide o papel com Murilo Neves. “Aníbal Mancini, um dos nossos Nemorinos, cantou trechos. Todos os outros cantarão pela primeira vez o Elixir.” Muitos dos solistas são do coro do Theatro, como as duas Adinas, Carolina Morel e Michelle Menezes. Guilherme Moreira é também Nemorino; os barítonos Vinicius Atique e Santiago Villalba farão Belcore.

“A leveza, o corpo vivo, a expressão corporal são muito importantes para mim, que venho do teatro”, continua Menelick. “Há quem diga que a comédia é mais difícil do que o drama; eu já acho que a grande diferença é que a comédia bem-feita tem que ser precisa. Nós estamos nos divertindo muito nos ensaios e o público certamente vai nos acompanhar nessa alegria.”

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

 Ouvinte Critico

A partir do dia 20 de abril será possível comentar a produção no Ouvinte Crítico, enquete do Site CONCERTO sobre eventos clássicos realizados no Brasil, com espaço para comentários, opiniões e troca de ideias. Nele, você pode conhecer a opinião de pessoas que assistiram aos espetáculos e pode você mesmo fazer a sua avaliação e deixar o seu comentário (leia mais aqui).

Leia também
Acervo CONCERTO
'O elixir do amor', de Gaetano Donizetti, por Lauro Machado Coelho
Política cultural Secretaria se exime de comentar a solução Fiemg-Sesi para Sala Minas Gerais, por Nelson Rubens Kunze
Notícias Prepare-se: os principais destaques da programação da semana
Notícias Festival de Inverno de Campos do Jordão abre inscrições para bolsistas
Notícias Pianissimo promove recitais com jovens pianistas no Copacabana Palace

Croqui digital do cenário de Desirée Bastos [Divulgação]
Croqui digital do cenário de Desirée Bastos [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.