Ópera ‘A noite de São João’ é reencenada em Juiz de Fora

por Redação CONCERTO 28/07/2023

Apresentação terá direção de Emmanuele Baldini e contará com a Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Coro Madrigale e solistas

A ópera A noite de São João – pelo que se sabe a primeira ópera composta por um brasileiro, o ituense Elias Álvares Lobo – será apresentada no próximo domingo, dia 30 de julho, no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora, no âmbito do 34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Trata-se de uma remontagem da produção realizada no ano passado, pelo Conservatório de Tatuí. 

A noite de São João foi escrita em português com libreto de um dos principais nomes do romantismo brasileiro, o escritor José de Alencar. Por iniciativa da Imperial Academia de Música & Ópera Nacional, a ópera estreou no Rio de Janeiro, em 1860, no Teatro de São Pedro de Alcântara. Porém, após uma temporada de récitas entre 1860 e 1861, a obra desapareceu do cenário musical brasileiro, restando apenas um manuscrito para canto e piano. O maestro Emmanuele Baldini, regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, interessou-se pelo título e com auxílio de Ercília Lobo, viúva do pesquisador Zuza Homem de Mello e descendente do compositor Elias Álvares Lobo, liderou o seu resgate.

Assim, em parceria com a Funarte e a UFRJ, o Conservatório de Tatuí montou uma equipe para o trabalho e contratou o maestro e compositor Mateus Araújo para orquestrar a ópera a partir do acompanhamento para piano, usando como base as orquestrações de produções do gênero conhecidas da mesma época histórica (leia mais em matéria de João Luiz Sampaio publicada na Revista CONCERTO em dezembro de 2022).

A nova produção em Juiz de Fora contará com a mesma equipe da estreia, com direção musical e regência de Emmanuele Baldini e direção cênica de Rosana Orsini Brescia. O elenco terá os cantores Flavia Albano (Inês), Cecília Massa (Joana), Luciano Botelho (Carlos) e Isaque Oliveira (André). Participam a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Coro Madrigale de Belo Horizonte.

Cena de A noite de São João, produzida pelo Conservatório de Tatuí em 2022 (divulgação)
Cena de A noite de São João, produzida pelo Conservatório de Tatuí em 2022 (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.