Ópera ‘O machete’, de André Mehmari, estreia no Theatro São Pedro

por Redação CONCERTO 22/06/2023

Montagem, que tem direção cênica de Julianna Santos e direção musical e regência de Maíra Ferreira, será apresentada de hoje a domingo, com entrada franca

Machete é um tipo de violão, maior do que o cavaquinho e menor do que a viola. É também o título de um conto de Machado de Assis, que narra uma história de amor entre jovens que traz uma reflexão sobre o erudita o popular. 

O conto O machete serviu de base para a nova ópera do compositor e multiinstrumentista André Mehmari, que estreia hoje no Theatro São Pedro, em São Paulo. Com récitas ainda nos dias 23, 24 e 25 de junho, o espetáculo tem direção musical e regência de Maíra Ferreira, que conduz a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, direção cênica de Julianna Santos, cenografia de Giorgia Massetani, iluminação de Kuka Batista, figurinos de Juliana Bertolini e visagismo de Tiça Camargo. O elenco é formado por membros da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, além dos convidados Ádamo, Gustavo Lassen e Juliana Taino e da participação do violoncelista Rafael Cesário. 

“O conto do Machado de Assis é muito musical”, conta Mehmari. “Ele era um gênio em traduzir na literatura o momento artístico e social do Brasil naquele momento, naquela virada de século, do 19 para o 20, no Rio de Janeiro. E, é claro que estava atento ao que acontecia também na música. Machado de Assis traça uma narrativa em torno do Inácio, um violoncelista, que tem sua vida marcada pela passagem de um tocador de machete. Esse cruzamento de informações musicais, do sublime e lírico europeu do violoncelo ao popular e pujante do machete se reflete na música de compositores como Ernesto Nazareh, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, entre outros tantos criadores.”

A encenação de O machete é uma parceria entre a Santa Marcelina Cultura, o Projeto Ópera e o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, da Funarte.

Cena de ‘O machete’, ópera de André Mehmari (divulgação, Heloisa Bortz)
Cena de ‘O machete’, ópera de André Mehmari (divulgação, Heloisa Bortz)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.