Palácio das Artes cria ateliê de dramaturgia e criação em ópera

por Redação CONCERTO 16/08/2021

Estão abertas as inscrições para a Academia de Ópera do Palácio da Artes, que inclui a realização do Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos, comandado por Livia Sabag e Gabriel Rhein-Schirato.

O ateliê vai promover uma especialização dramatúrgica sobre a ópera a partir de uma série de atividades práticas e teóricas que abordam as relações entre texto e música, a escrita de libretos, os processos criativos de espetáculos músico-teatrais, a dramaturgia musical em língua portuguesa, as releituras cênicas de títulos do repertório tradicional, o dramaturgismo e a crítica musical.

As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 20 de agosto e devem ser feitas aqui. O início das aulas será no dia 25 de agosto. 

“A Academia de Ópera 2021 vai conectar o cenário da ópera, sobretudo em Minas Gerais, com os profissionais de teatro e literatura, unindo forças com escritores, jornalistas, poetas, diretores de teatro, músicos e cantores. O intuito é criar novos títulos, estimular o diálogo da ópera com outras manifestações artísticas e com o nosso tempo, além de fomentar o mercado da ópera a partir da criação de obras inéditas”, diz Rhein-Schirato.

“Hoje, temos poucos profissionais no Brasil especializados na criação de libretos. Apesar de vermos um aumento de novos títulos, não existem muitos espaços de formação para dramaturgos no campo da ópera. Por isso, trata-se de um projeto inédito Brasil, pois aborda a dramaturgia na ópera em vários planos”, completa Livia Sabag.

A academia está dividida em seis módulos. O primeiro é dedicado à criação de libretos, “espaço de experimentação, pesquisa e criação, onde serão desenvolvidos libretos para cinco breves óperas de câmara, a partir da obra de um escritor mineiro”. As aulas serão ministradas por Geraldo Carneiro. Cinco libretos serão selecionados para a composição de novas cinco obras, que serão interpretadas no Palácio das Artes.

O segundo módulo é dedicado a conversas com compositores (André Mehmari, Antonio Ribeiro, Denise Garcia, Mauricio De Bonis e Thais Montanari) a respeito da escrita musical para espetáculos cênicos, além de outros assuntos relacionados ao processo de criação de uma obra operística.

No terceiro módulo, haverá conversas com artistas, em que os alunos terão a chance de dialogar com renomados artistas brasileiros e estrangeiros (libretistas, encenadores, compositores, maestros e cantores). 

A Dramaturgia Musical é o tema do quarto módulo, com aulas e palestras sobre aspectos históricos e teóricos da dramaturgia musical, com pesquisadores e artistas brasileiros e estrangeiros.

O quinto módulo é composto de sessões de orientação individual entre o artista orientador e os cinco participantes selecionados para a criação dos libretos.

A crítica cultural é o tema do sexto módulo, dedicado a artistas, em caráter optativo, e também a estudantes de jornalismo e interessados no tema. Nele, serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas, com uma reflexão sobre a produção do jornalismo cultural especializado em ópera. Também serão realizados exercícios sobre as atividades e aulas da academia, com a produção de conteúdo como entrevistas e crônicas e, ao final do processo, críticas sobre o espetáculo de encerramento. A orientação será do jornalista João Luiz Sampaio, editor executivo da Revista CONCERTO. 

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes [Divulgação]
Grande Teatro Cemig Palácio das Artes [Divulgação]

Leia também
Notícias Governo quer vender Palácio Capanema, que abriga Divisão de Música da Biblioteca Nacional
Notícias Prepare-se: dez concertos para ver ao vivo ou na internet
Notícias Emmanuele Baldini e Pablo Rossi lançam CD Villa-Lobos em recitais
Notícias Cultura Artística digitaliza todos os programas de concertos de sua história
Notícias Lucas Andrade vence concurso da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos
Notícias Morre, aos 48 anos, o violinista carioca Gustavo Menezes

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.