Theatro São Pedro encena dobradinha com óperas baseadas em Tchékov

por Redação CONCERTO 15/08/2022

Duas óperas baseadas em peças de Anton Tchékov – uma delas em estreia mundial – sobem ao palco do Theatro São Pedro nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto: O canto do cisne, de Leonardo Martinelli, e Palestra sobre pássaros aquáticos, de Dominick Argento. A direção cênica é de Livia Sabag e a musical, de Gabriel Rhein-Schirato.

O canto do cisne foi encomendada pela Santa Marcelina Cultura e é baseada na peça de mesmo nome do dramaturgo e escritor russo. Ela narra a história de um velho ator que reflete sobre sua carreira ao lado do ponto.

O libreto de Livia Sabag transforma o ator em uma atriz, Olga, que será interpretada pela soprano Eliane Coelho. Já o ponto será vivido pelo tenor Mauro Wrona.

Em entrevista a Irineu Franco Perpetuo, publicada na edição de agosto da Revista CONCERTO, Leonardo Martinelli falou sobre o processo de criação da ópera.

“Um dos grandes desafios na composição de uma ópera é que não se trata de um processo individual. Compositoras e compositores normalmente não têm esse exercício da criação coletiva. O ponto de partida foi um texto de Tchékhov escolhido pela diretora Livia Sabag. O protagonista original é um ator, e houve troca de gênero, porque o espetáculo todo foi concebido para uma cantora, Eliane Coelho – o que aumenta o grau de responsabilidade, no melhor sentido. A partitura é dedicada a ela”, contou.

“Como intérprete, Eliane participou de forma intensa do libreto. E minha partitura foi um trabalho de alfaiataria sob medida – ela fez muitas sugestões, em alguns pontos quase de linhas melódicas inteiras. É um processo em que você tem de estar predisposto a que sua linguagem musical sofra interferências de outros artistas. Outro desafio é que tudo tem que ser feito muito rápido. De um dia para o outro. A maleabilidade já começou porque se trata de um programa duplo, e eu escrevi com a instrumentação da outra ópera do programa, do norte-americano Dominick Argento. Nos créditos, cada um vai aparecer com uma função, mas na verdade se trata da criação coletiva de um quarteto: Eliane, Lívia, o maestro Gabriel Rhein-Schirato e eu.”

Palestra sobre pássaros aquáticos, escrita nos anos 1970 por Argento, é baseada em Os Males do Tabaco, de Tchékhov, e no tratado ornitológico Os Pássaros da América, de John James Audubon. O libreto, do próprio compositor, trata de um ornitologista que, durante uma palestra, fala sobre seu casamento opressivo. O papel será vivido pelo barítono Lício Bruno.

“O grande enfoque dessa montagem é construir a trajetória emocional dos três personagens. É revelar o mundo interior dos personagens, todas as conexões, os transtornos emocionais, o universo psicológico”, explica Livia Sabag.  

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
A nova ópera: uma conversa com Leonardo Martinelli, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Prepare-se: doze destaques da programação da semana
Crítica Em um mundo de sonho, a recusa de qualquer verdade, por João Luiz Sampaio
Crítica Concerto na Sala São Paulo atesta ótima fase da Ospa, por Nelson Rubens Kunze

Eliane Coelho em cena de 'O canto do cisne', de Leonardo Martinelli [Divulgação/Heloisa Bortz]
Eliane Coelho em cena de 'O canto do cisne', de Leonardo Martinelli [Divulgação/Heloisa Bortz]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.