Theatro São Pedro estreia produção da ópera ‘Il signor Bruschino’, de Rossini

por Redação CONCERTO 29/11/2021

Ópera do início da carreira de Gioachino Rossini, Il signor Bruschino ganha montagem esta semana no Theatro São Pedro de São Paulo. As récitas acontecem nos dias 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11 e 12 de dezembro. 

A direção musical é de Claudio Cruz e a direção cênica, de Caetano Vilela. No elenco, Savio Sperandio, Saulo Javan, Lina Mendes, Daniel Umbelino, Eduardo Javier Gutiérrez, Gustavo Lassen, Fellipe Oliveira e Fernanda Nagashima.

“No primeiro encontro com o elenco, eu disse a todos: mais do que cantores, vocês precisam ser grandes atores. Eu havia visto algumas montagens da ópera, estáticas, muito caretas, em que só se preocupavam com a destreza vocal que a escrita do Rossini exige, sem se preocupar com a cena. Mas em uma comédia como essa é preciso seguir outro caminho. Até porque o subtítulo da ópera, O filho acidental, já entrega toda a história. Então, se não tem surpresa, sobra para o diretor e para os cantores”, brinca Caetano Vilela.

Para ele, impressiona na obra a capacidade de síntese do compositor. “Uma coisa que me chama a atenção é a forma como Rossini sintetiza a história. Ele é bastante econômico na dinâmica da dramaturgia que constrói. E já dá para identificar pedaços de música que mais tarde ele utilizaria em outras de suas óperas.”

Essa não é a primeira colaboração de Vilela com o maestro Claudio Cruz. “Trabalhar com ele é uma experiência rica. Ele está sempre muito junto do diretor. Logo no início, ele me disse: ‘Rossini é comédia, é teatro, então você vai me dizer do que precisa’. Isso é muito raro. E permitiu que a gente construísse com os cantores recursos de atuação, atendendo quando pedimos que ele segurasse mais uma passagem, corresse em outra. Com isso, pudemos também incluir diversas gags em relação aos quiproquós da trama.”

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Leia também
Notícia Formação de libretistas, compositores e gestores é destaque de dezembro da Revista CONCERTO
Notícia Orquestra Jovem do Estado recebe Fabio Presgrave e premia músicos do grupo
Notícia Osusp participa de projeto global que adverte sobre catástrofe climática
Texto Beethoven de volta às novelas, por João Marcos Coelho
 

Detalhes dos figurinos criados por Gabriel Vilela para o espetáculo [Divulgação/Heloisa Bortz]
Detalhes dos figurinos criados por Gabriel Vilela para o espetáculo [Divulgação/Heloisa Bortz]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.