Retrospectiva 2025: Paulo Abrão Esper, diretor geral e artístico da Cia. Ópera São Paulo
A Cia. Ópera São Paulo e Amigos da Ópera de Jacareí, em seus diversos projetos, realizaram este ano 95 espetáculos próprios e com parceiros. Entre as iniciativas estão a 23ª edição consecutiva do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, os programas Caminho do Interior e Se não é agudo é grave, montagens de ópera e Ciclo Grandes Vozes, trazendo a São Paulo Leila Guimarães (soprano brasileira com uma enorme carreira internacional entre outros importantes nomes da ópera). Fomos a 22 cidades do estado de São Paulo e para outros dois estados, Piaui e Ceará, totalizando em nossas temporadas 123 cidades brasileiras em 14 estados e no Distrito Federal.
A ópera esteve presente em todo o território brasileiro. O Festival Amazonas de Ópera, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal de São Paulo, o Theatro São Pedro (SP), a Cors de Porto Alegre, os projetos das companhias de Brasília e por aí afora. A temporada de ópera de Minas Gerais ainda deixa muito a desejar, assim como o Festival de Belém.
Uma pena as óperas sempre inéditas do Espírito Santo nascerem e morrerem por lá.
A série Toriba Musical (Hotel Toriba em Campos do Jordão) cresce com a ópera a cada ano, sendo mais um projeto que aumenta a chance dos jovens cantores e pianistas se apresentarem.
Esperamos que a temporada de ópera de todos, em 2026, seja ainda maior e melhor. [Depoimento de dezembro de 2025.]
[Clique aqui para ler outros depoimentos]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.