Ópera ‘Macbeth’: participe da enquete e dê a sua opinião no Ouvinte Crítico

por Redação CONCERTO 04/11/2025

Ouvinte Crítico

Você assistiu à ópera ‘Macbeth’?

Gostou? Não gostou? Dê a sua opinião na enquete abaixo.

(Pedimos que apenas as pessoas que tenham assistido ao espetáculo opinem na enquete. Obrigado!)

Esta enquete será encerrada no dia 10 de novembro.

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

Eu faço parte daqueles que acharam ridículo os vídeos exibidos dos bastidores. A ópera não precisa disso. A música, no nosso amado teatro municipal, é sempre de ótima qualidade, os solistas, em sua maioria sempre muito bem escolhidos, infelizmente a parte cênica sempre deixa a desejar e nesse Macbeth não é diferente. LAMENTÁVEL. Saudades do Lauro Machado Coelho.

Link permanente

Músicos e cantores maravilhosos, obra lindíssima. Mas que desperdício de talentos. Sem cenário, intervenções ridículas que nada tem a ver com a obra. Há anos sinto que a administração do Teatro "descobriu a América" e substitui cenários por projeções. Isso faz tempo que saiu da esfera de recurso extra para se tornar incapacidade e preguiça mesmo de desenhar algo belo e coerente. Há uma certa "raiva" da administração no uso de um espaço tão nobre e feito por uma elite do passado então descem o nível ao máximo para se aproximar do povo, justamente o desprezando. Como se ao povo uma montagem lixo já fosse suficiente. Ou seja, em vez de caprichar ao máximo e facilitar o acesso de todos, nivela por baixo, afinal, não são assim todos os teatros do país? Na realidade, os únicos baixo nível são eles mesmos, os administradores.

Link permanente

Assisti ao espetáculo de estreia da ópera, no dia 31 de outubro. A ópera é lindíssima e, do ponto de vista musical, foi excelente. Os solistas foram muito bem, sobretudo a soprano Marigona Qerkezi, que atuou como Lady Macbeth; sua voz é muito bonita, potente e ela venceu com grande categoria todos os desafios do papel, inclusive a difícil ária do sonambulismo. Dos demais cantores, saliento a ótima atuação de Savio Sperandio como Banquo. A meu ver, o grande senão da ópera foi a montagem. Cenários minimalistas não me desagradam, mas os desta versão são em tons muito escuros e mal iluminados. O que mais me incomodou, entretanto, foram os dois vídeos apresentados durante as trocas de cenário. Totalmente sem contexto com a ópera e de mau gosto; sobretudo o intérprete de Macbeth sair do teatro e receber um saco de pipocas na escadaria não teve o menor sentido. Interromper uma apresentação dramática com esse tipo de intervenção não fez o menor nexo. Os protestos do público contrário a esses vídeos e as manifestações dos que reprovaram as atitudes de desagrado foram algo que eu nunca havia visto no Teatro Municipal. Assim como aplaudimos os espetáculos, acho que também podemos manifestar nosso desagrado, mas na hora certa e de forma adequada. A meu ver, o melhor teria sido as manifestações e vaias terem ocorrido ao final dos atos e da ópera.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.