Ópera Latinoamerica vai receber chancela do governo brasileiro

por Redação CONCERTO 09/04/2019

O Brasil vai assinar documento que reconhece a importância da Ópera Latinoamerica e suas ações para o mercado lírico brasileiro e latino-americano. A decisão, somada à assinatura de outros países, vai permitir à OLA, que reúne teatros de todo o continente, buscar financiamento para suas ações junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A informação foi divulgada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Segundo o comunicado, o secretário Henrique Pires assinará o documento em maio, durante o Festival Amazonas de Ópera, em Manaus, a convite do secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo. O evento vai realizar nos dias 26 e 27 o debate Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa, no Centro Cultural Palácio da Justiça.

Fundada em 2007, no Chile, a organização Ópera Latinoamerica tem como missão difundir e promover a arte lírica na região, fomentando parcerias. O Teatro Amazonas, o Theatro Municipal de São Paulo, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Cia. de Ópera São Paulo são as instituições brasileiras que integram a organização. Composta por teatros de ópera e companhias líricas independentes, a Ola tem representantes também na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Peru e Uruguai. O Brasil sediará pela primeira vez o encontro anual da organização em 2021, em Manaus.

 

Leia mais
Opinião: a hora e a vez da ópera, por Flavia Furtado (Revista CONCERTO de julho de 2018)
Debate aponta desafios e oportunidades para a ópera
Como ir adiante na discussão sobre a ópera brasileira, por João Luiz Sampaio
Festival Amazonas lança programação para 2019
Sr. Ópera: uma conversa com Luiz Fernando Malheiro (Revista CONCERTO de abril de 2019)

Teatro Amazonas [Divulgação]
Teatro Amazonas [Divulgação]