Saiba como doar para projetos musicais neste final de ano

por Redação CONCERTO 22/12/2020

Diversas orquestras e entidades musicais brasileiras, além de suas temporadas, mantêm programas educacionais e de caráter social que são financiados por meio de doações. Essas doações, em muitos casos, podem se utilizar da Lei Rouanet e assim serem deduzidas integralmente do imposto de renda a pagar. Dessa maneira, o doador pode direcionar até 6% de seu imposto de renda para uma instituição cultural sem que isso signifique um desembolso adicional – ao invés de pagar para a receita, o dinheiro já vai direto para a instituição cultural. Essas doações devem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 28 de dezembro. 

Há também a possibilidade de realizar doações de diversos valores sem a utilização da lei. Muitas vezes, as instituições culturais oferecem recompensas.

Conheça abaixo alguns dos programas de orquestras e projetos musicais brasileiros (por estado).

BAHIA

Neojiba
As doações para o Círculo Neojiba são utilizadas nos diferentes programas do projeto, que atua em todo o estado da Bahia na formação de jovens músicos. O Círculo promove maior integração entre público e os músicos, e oferece benefícios exclusivos.
Mais informações aqui.

Orquestra Sinfônica da Bahia
O programa Apoie a Osba é dedicado tanto a pessoas físicas como a pessoas jurídicas. Os valores arrecadados ajudam a manter o preço acessível dos ingressos, a ampliação de apresentações gratuitas e projetos de formação de público. 
Mais informações aqui.

MINAS GERAIS

Fundação Artística de Belo Horizonte
O programa Doe Música tem como objetivo possibilitar o programa de bolsas de estudo da fundação, dedicado a alunos de baixa renda. O número anual de bolsas está condicionado ao valor arrecadado pelo programa.
Mais informações aqui.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Os interessados em participar do projeto Amigos da Filarmônica podem optar pela contribuição incentivada, abatendo o valor de seu imposto de renda, ou por doar sem abatimentos. Os valores são utilizados em programas como os Concertos Didáticos, os Concertos para a Juventude, o Festival Tinta Fresca e o Laboratório de Regência.
Mais informações aqui.

Orquestra Ouro Preto 
As doações para o programa Amigos de Ouro são utilizadas em projetos como concertos gratuitos e didáticos, o Núcleo de Apoio a Bandas e programas de formação de público. Como benefício, os doadores podem receber desde ingressos, CDs e DVDs até participar de eventos exclusivos preparados pelo grupo. 
Mais informações aqui.

RIO DE JANEIRO

Sala Cecília Meireles
As doações têm como objetivo apoiar as diferentes ações da Sala Cecília Meireles previstas para a temporada 2021. Ao doar por meio da Lei Rouanet, você se torna um Amigo da Sala, que é acompanhado por uma gerente de relacionamento e recebe benefícios exclusivos ao longo do ano. 
Mais informações aqui

RIO GRANDE DO SUL

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
O programa Amigo Ospa está dividido em cinco categorias, de acordo com os valores de doação e os benefícios correspondentes. O objetivo é utilizar as doações nos projetos artísticos, sociais e culturais da orquestra. É possível utilizar a dedução de até 100% do valor doado do Imposto de Renda. 
Mais informações aqui

SÃO PAULO

Cultura Artística
O programa Amigos da Cultura Artística está dividido em diferentes categorias e tem como objetivo ajudar tanto na temporada internacional como na realização das iniciativas do Cultura Artística Educativo. Doadores têm acesso a atividades exclusivas preparadas pela entidade, além de preferência na compra de ingressos.
Mais informações aqui.

Mozarteum Brasileiro
Há modalidades de doação via Lei Rouanet e sem ela. O interessado pode escolher diferentes programas: Patrono Música em Trancoso, Amigos do Mozarteum Brasileiro ou oferecer uma doação como presente. Benefícios vão desde a preferência na compra de ingresso até visitas ao backstage e menções nos programas de concertos.
Mais informações aqui.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
O Programa Sou Osesp tem diferentes modalidades, uma delas com a possibilidade de dedução no imposto de renda. Todos os recursos captados são destinados aos projetos educacionais da Fundação Osesp, como a Academia de Música da Osesp. Os doadores têm descontos especiais em ingressos para concertos e para outras atrações da cidade, como o Cine Petra Belas Artes, o Masp e a Pinacoteca.
Mais informações aqui.

Um Natal para Heliópolis!
O instituto que realiza trabalho de formação musical e inclusão social na comunidade de Heliópolis está concentrando as doações não incentivadas para arrecadar alimentos para as famílias de seus alunos no Natal. Com doações a partir de R$ 30, o doador ganha como contrapartida vídeos exclusivos com músicas de Natal gravadas pelos Corais Heliópolis.
Mais informações aqui.

 

Programas de doações

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.