Setor clássico cria inédito Fórum Brasileiro de Ópera, Balé e Música de Concerto 

por Redação CONCERTO 22/05/2020

Cerca de setecentos artistas e instituições culturais de todo o país subscreveram a adesão ao novo Fórum Brasileiro de Ópera, Balé e Música de Concerto, um “movimento multissetorial, colaborativo e propositivo formado por diferentes atores da área da gestão cultural”. São maestros, músicos, cantores, diretores cênicos, técnicos e outros profissionais ligados à cadeia produtiva, além de instituições como teatros, orquestras ou companhias de ópera e dança. O impulso para a criação do fórum veio da devastadora crise ocasionada pela pandemia Covid-19, que forçou o fechamento de teatros e o fim de todas as atividades clássicas. 

O manifesto do Fórum diz que “a presente crise atinge tanto instituições geridas e apoiadas diretamente pelo Estado quanto aquelas administradas por organizações sociais e, até mesmo, companhias e artistas independentes”. E segue: “Não há modelo que sobreviverá incólume a esta crise e, portanto, precisamos urgentemente de uma política cultural, com planejamento e objetivos definidos, de curto, médio e longo prazo para que possamos sair do outro lado desta crise ainda em condições de prosseguir com nossas atividades”. Na conclusão, o manifesto afirma que “somente unindo esforços entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, e reconhecendo que a arte ocupa posição estratégica para o desenvolvimento econômico e cultural do país, será possível reverter tal quadro”.

Em encontros on-line que têm reunido dezenas de participantes, o Fórum vem discutindo a realidade da quarentena e as alternativas para a retomada da atividade. Com a informação de estudos feitos na Europa e nos Estados Unidos, o grupo já elaborou um primeiro protocolo com orientações para, quando for a hora, promover uma abertura segura dos teatros.

[Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail operabalemusica@gmail.com]

Leia mais
Notícias
Filarmônica de Berlim transmite concerto ao vivo com regência de Kirill Petrenko
Notícias Teatro Colón apresenta na internet montagem de “Aida”, de Verdi
Colunistas Maria e Gloria, por João Luiz Sampaio
Colunistas Chegou a hora de Almeida Prado, por Irineu Franco Perpetuo

Fórum

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.