Espetáculo ‘Mulheres na música’ será apresentado em cinco cidades paulistas

por Redação CONCERTO 15/03/2023

A cantora Marília Vargas e a harpista Liuba Klevtsova se juntaram à musicóloga Camila Fresca para uma série de concertos de câmara em que apresentarão obras de compositoras emblemáticas, porém pouco difundidas, de todos os períodos da história da música. O programa percorrerá cinco cidades paulistas, começando por Ribeirão Preto, no próximo sábado dia 18 de março [os outros concertos serão em Jundiaí (14/04, Sociedade Cultural de Jundiaí), São José dos Campos (05/05, Parque Vicentina Aranha), São Paulo (02/07, Theatro São Pedro) e Campinas (data e local a confirmar)].

O repertório abrange criações de Hildegard von Bingen, do século XII, até as de nossos dias, inclusive com autoras brasileiras.

A maior parte das compositoras do programa teve de lutar para exercer a profissão. Para Camila Fresca, “quando pensamos em mulheres compositoras, existem dois fatores que explicam elas serem tão poucas: o primeiro é que elas tiveram que vencer diversos obstáculos sociais e estruturais, já que não era esperado que mulheres fizessem música profissionalmente. O segundo, é o esquecimento. Muitas foram esquecidas após sua morte, embora tivessem produzido e até publicado obras”. Somente a partir da década de 1970 foram realizadas pesquisas, que recuperaram as obras de compositoras que caíram no ostracismo. 

Durante apresentação, as peças serão comentadas por Camila Fresca, “que aborda a atuação das mulheres na contemporaneidade por meio de indagações sobre paradigmas constituídos historicamente, que restringiram a atuação feminina em diversas esferas da sociedade e na música”.

Marília Vargas, premiada em concursos como Bidu Sayão, Maria Callas, Friedl Wald Stiftung e Margherite Meyer, é uma das mais ativas e respeitadas cantoras de sua geração. Já a russa Liuba Klevtsova conquistou o 1º Prêmio no II Concurso Moscovita de Jovens Harpistas, é integrante da Osesp e atua como solista nas principais orquestras do Brasil.

Leia também
Notícias João Guilherme Ripper é exonerado da direção da Sala Cecília Meireles
Notícias Orquestra Sinfônica da USP abre temporada com homenagem aos 50 anos da Torre do Relógio
Notícias Orquestra Sinfônica do Espírito Santo lança edital para seleção de novos músicos
Crítica Theatro São Pedro abre temporada com equilibrada montagem de ‘Dido e Enéas’, por Nelson Rubens Kunze

Camila Fresca, Marília Vargas e Liuba Klevtsova (divulgação, Cleber Correa)
Camila Fresca, Marília Vargas e Liuba Klevtsova (divulgação, Cleber Correa)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.