Eva García Fernández e Stephanie Macchi vencem Concurso Compositoras Latino-Americanas da Osesp 

por Redação CONCERTO 23/02/2024

As duas compositoras argentinas empataram na final realizada na Sala São Paulo; a brasileira Denise Garcia, terceira finalista, ganhou uma menção honrosa 

As compositoras argentinas Eva García Fernández e Stephanie Macchi empataram na final do Concurso Compositoras Latino-Americanas promovido pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Osesp. O resultado foi anunciado após o concerto da Osesp desta quinta-feira, 22 de fevereiro, em que foram apresentadas as três obras finalistas. O concerto foi regido pelo titular da orquestra Thierry Fischer e teve ainda no programa a obra Boitatá, de Clarice Assad. 

As vencedoras dividirão o prêmio de US$ 5 mil e terão suas obras incluídas no álbum que será lançado em celebração aos 70 anos da Osesp, junto com peças dos compositores Andrew Norman, Clarice Assad, Esteban Benzecry, Felipe Lara, Heinz Holliger e Unsuk Chin. 

O júri da final do Concurso Compositoras Latino-Americanas foi formado pelo compositor Aylton Escobar, pela compositora Marisa Rezende e pela pianista Sonia Rubinsky. Aos votos dos jurados foi somado o voto da orquestra e o voto do maestro Thierry Fischer.

Eva García Fernández é compositora, saxofonista, professora, pesquisadora e performer de Buenos Aires, na Argentina. Ela formou-se bacharel em Música pela Universidad Nacional de Tres de Febrero. Estudou composição com nomes como Gabriel Valverde, Marcos Franciosi, Antonio Zimmerman, Diego Taranto e Juan Carlos Tolosa. A obra apresentada no concurso chama-se Imagem-tiempo

Stephanie Macchi começou seus estudos musicais no Conservatório Julián Aguirre de Buenos Aires. Atualmente vive em Barcelona, onde cursa licenciatura em composição na Escola Superior de Música da Catalunha, com orientação do professor Bernat Vivancos. Sua obra é intitulada Pampeana

As argentinas concorreram com a compositora brasileira Denise Garcia, professora Livre Docente do Instituto de Artes da Unicamp, que apresentou a obra C.A.C.O.S. (Celebração da Arte e Cultura Ocidental Sinfônica)

O Concurso Compositoras Latino-Americanas faz parte das comemorações dos 70 anos da Osesp. O edital do certame pedia obras sinfônicas inéditas, com entre sete e dez minutos de duração, sobre os temas “70 anos da Osesp”, “Celebração Cultural” e “Celebração da Arte e Cultura das Américas”. No total, foram recebidas 26 inscrições de nove países – Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Venezuela e Uruguai.

[O concerto foi gravado e pode ser assistido no YouTube. Clique aqui para acessar.]

Leia também
Notícias 
Morre no Rio de Janeiro a produtora e empresária Gaby Leib
Notícias Festival de Novo Hamburgo FeMusik recebe inscrições
Notícias Ópera de Vaughan Williams vai abrir temporada lírica do Theatro São Pedro em São Paulo
Dança em diálogo Moda e Dança: a tradução de um pensamento, por Karla Dunder

Stephanie Macchi (esq.) e Eva García Fernández ao serem anunciadas vencedoras, na Sala São Paulo (Revista CONCERTO)
Stephanie Macchi (esq.) e Eva García Fernández ao serem anunciadas vencedoras, na Sala São Paulo (Revista CONCERTO)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.