Festival Amazonas de Ópera cria fundo financeiro para doações

por Redação CONCERTO 17/11/2022

Entidade sem fins lucrativos tem como objetivo fortalecer a realização do evento; maestro Luiz Fernando Malheiro anuncia títulos da edição de 2023

Em um encontro que reuniu artistas, gestores e jornalistas, a empresa Levisky Legados, responsável pela captação de recursos do Festival Amazonas de Ópera (FAO), anunciou a criação do Fundo Festival Amazonas de Ópera. Trata-se de um instituto sem fins lucrativos que vai captar doações filantrópicas de pessoas físicas e jurídicas para o desenvolvimento dos projetos do FAO, um dos principais polos de produção lírica do Brasil. O Festival Amazonas de Ópera, que realizará a sua 25ª edição no ano que vem (leia mais abaixo) e que acontece no icônico Teatro Amazonas, em Manaus, tem direção artística do maestro Luiz Fernando Malheiro e é mantido pelo governo do estado do Amazonas. “Apesar de todo o desenvolvimento do FAO, que até o momento conquistou tamanha relevância, a chegada do Fundo Festival Amazonas de Ópera permite sonhar ainda mais alto, pensar em obras que ainda não montamos, convidar artistas internacionais e, principalmente, fortalecer a sua longevidade”, comentou o maestro Malheiro.

Conforme os organizadores, o fundo tem como objetivo atrair grandes patronos da arte e da cultura, além de investidores e filantropos globais preocupados com a sustentabilidade do planeta. Um dos cuidados na criação do novo Fundo, e que estará inscrito em seus estatutos, é o de não substituir o Estado como mantenedor e promotor do Festival Amazonas de Ópera. “Os recursos captados pelo fundo apenas serão repassados para o FAO se o governo mantiver o patrocínio. A ideia não é substituir o financiamento público pelo do fundo, mas sim, fazer o festival ter mais recursos para produções especiais, pagamentos de cachês internacionais, comunicação e outras despesas”, afirmou Ricardo Levisky, fundador e diretor da Levisky Legados. 

Outro ponto importante abordado é o da gestão profissional do fundo, que garantirá segurança aos filantropos de que suas doações sejam efetivamente investidas com critério e eficácia. “Vamos criar uma estrutura profissional, com governança, compliance e auditoria sobre os recursos”, explicou o empresário. A diretoria do Fundo Festival Amazonas de Ópera será composta por três membros: a presidente será a pianista, produtora e diretora executiva do FAO Flavia Furtado; a diretora financeira será a economista Claudine Furtado Anchite; e o diretor curatorial será o historiador Jorge Coli. Além disso, será formado um Conselho de Patronos cujo presidente será o empresário Antônio Vidal Esteve. A formatação e estruturação jurídica do fundo e do seu regimento serão de responsabilidade da advogada Cris Olivieri.

O fundo não trabalhará com as leis de incentivo, apenas com verbas diretas de doações filantrópicas, e tem como meta a captação de R$ 50 milhões nos próximos anos. O fundo não terá uma característica de endowment, uma vez que os recursos captados e eventuais ganhos serão diretamente investidos no festival, ainda que com uma preocupação de longo prazo.

O encontro ainda teve um recital dos cantores Juliana Taino e Fernando Portari, acompanhados do pianista Anderson Brenner, com algumas das Canções de amor de Claudio Santoro e Vinicius de Moraes além de árias e duetos da ópera Carmen, de Bizet

Luiz Fernando Malheiro anuncia programação do Festival Amazonas de Ópera 2023 

Durante o encontro, o maestro Luiz Fernando Malheiro também anunciou a programação da edição do Festival Amazonas de Ópera 2023, que terá quatro títulos: a estreia de O contratador dos diamantes, de Francisco Mignone, Anna Bolena, de Donizetti (com direção cênica de André Heller-Lopes), Piedade, de João Guilherme Ripper, e a remontagem de Peter Grimes, de Britten, estreada neste ano. 

O festival de 2023 ainda terá um concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas e a produção do Navio Fantasma de Wagner pelas marionetes do Pequeno Teatro do Mundo. Durante o evento, Manaus também sediará a Assembleia Geral da Ópera Latinoamérica, que pela primeira vez terá uma edição no Brasil.

[Atualização em 18/11: para melhor compreensão da matéria, o título foi alterado.]

Leia também
Noticias 
Chiara Gomes e Isaque Oliveira ganham Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha
Notícias Theatro Municipal do Rio estreia ‘Barbeiro de Sevilha’ com tintas feministas
Notícias Mozarteum Brasileiro anuncia temporada com presença de Elina Garanca e Bryn Terfel
Notícias Theatro São Pedro encerra temporada lírica com nova montagem de ‘Ariadne em Naxos’

Detalhe do interior do Teatro Amazonas, em Manaus (Revista CONCERTO)
Detalhe do interior do Teatro Amazonas, em Manaus (Revista CONCERTO)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.