Morreu a cantora e professora Veruschka Mainhard 

por Redação CONCERTO 20/03/2024

Morreu hoje, 20 de março, a cantora Veruschka Mainhard, vítima de um acidente.

Nascida em 1968, Veruschka tinha uma ampla formação musical. Doutora em música pela Unirio, mestre em flauta transversa barroca e música antiga pela Escola Superior de Utrecht, na Holanda e pianista premiada em vários concursos, Veruschka terminou seguindo carreira como cantora. Estudou com Carol McDavit e Martha Herr no Brasil, Uta Spreckelsen na Alemanha e Marianne Blok na Holanda. Aperfeiçoou-se ainda com Roland Hermann, Mitsuko Shirai, Hilde Zadek e Jeffrey Gall na Alemanha e com Jorge Chaminé em Paris. 

Além de sua atividade como cantora solista em óperas, oratórios e cantatas no Brasil, Alemanha, Holanda e Estados Unidos, Veruschka desenvolveu destacada carreira acadêmica como professora da Escola de Música da UFRJ. Além disso, foi preparadora vocal do Coro de Câmara Pro-Arte, do qual foi integrante por mais de 30 anos. 

Nas mídias sociais, amigos e colegas lamentaram a morte precoce de Veruschka, atestando como ela era querida pela comunidade musical do Rio de Janeiro. 

A Escola de Música da UFRJ emitiu uma nota de pesar solidarizando-se com os familiares e amigos e manifestando suas condolências. A Sala Cecília Meireles publicou um post lamentando a precoce partida da professora e cantora e anotou: “Brilhando nos palcos ou na cátedra, ela cativou uma multidão de alunos e admiradores, que levarão para sempre sua arte e seus ensinamentos”.

Em sua página no Facebook, a flautista e pesquisadora Laura Rónai, amiga e ex-professora de Veruschka, publicou um emocionado relato em que escreve: “Tento olhar para trás e ver o que eu teria feito de diferente se soubesse que era a última vez que estaríamos juntas, mas na verdade eu não teria feito nada diferente, porque nossos encontros eram sempre gostosos, bonitos e carinhosos. Talvez eu tivesse reafirmado, com todas as palavras, o quanto eu gostava dela. Mas acho que ela sabia, e muito bem. Esse era um de seus dons, adivinhar os sentimentos dos outros. É isso que ela foi a vida inteira para mim, uma conexão de absoluto e total entendimento, gentileza e bom humor. É muito duro saber que ela não está mais aqui conosco.”

 

Veruschka Mainhard (1968-2024) (reprodução portal UFRJ)
Veruschka Mainhard (1968-2024) (reprodução portal UFRJ)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.