Outros cinco alunos foram premiados com bolsas para a Academia da Osesp ou com recitais na edição 2026 do festival
O pianista Mateus Oshiro, de 19 anos, foi o grande vencedor do Prêmio Eleazar de Carvalho do Festival de Inverno de Campos do Jordão. A premiação marcou o encerramento da 55ª edição do evento, que ao longo de julho promoveu atividades pedagógicas e artísticas em Campos do Jordão e na cidade de São Paulo. Os vencedores foram anunciados após o concerto de encerramento, que aconteceu no domingo, dia 3 de agosto, na Sala São Paulo. A apresentação contou com a Orquestra do Festival sob direção do maestro espanhol Josep Caballé-Domenech, em um repertório que teve como destaque a Suíte Cavaleiro da rosa, de Richard Strauss.
Natural de São Paulo, Mateus Oshiro receberá uma bolsa mensal de US$ 1.400 por até nove meses para realizar estudos no exterior, com todas as despesas de traslado também cobertas. Ex-aluno da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), o jovem pianista atualmente cursa o Artist Diploma da École Normale de Musique de Paris, sob orientação de Olivier Gardon, e também se aperfeiçoa no Conservatório da Cidade de Paris com Elena Rozanova. Com trajetória promissora, já conquistou 13 prêmios em concursos nacionais e internacionais.
Além de Oshiro, outros cinco bolsistas foram reconhecidos com prêmios em outras duas categorias. No Prêmio Academia de Música da Osesp, que oferece bolsas de estudo para o curso técnico da instituição por dois anos, foram contemplados Leonardo Oliveira de Lima (contrabaixo) e Kauã Requena (trompete). Já o Prêmio Recital no 56º Festival, que garante a participação como solista na edição de 2026 do Festival de Campos do Jordão, foi concedido a Christian Gabriel dos Santos (viola), Lucas de Souza Espírito Santo (trompete) e Leonam Henrique Reis da Silva (clarinete).
A cerimônia de premiação contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas Vicenzo Carrone, com o diretor executivo da Fundação Osesp Marcelo Lopes, com o coordenador artístico e pedagógico Fabio Zanon, com o pianista Fabio Martino e com o violoncelista Fabio Presgrave.
O Festival de Inverno de Campos do Jordão é uma realização da Fundação Osesp e do governo do Estado de São Paulo. Esta edição teve o patrocínio de Sabesp, Itaú, Yelum Seguradora e Toyota, e apoio de Unisa, Minalba e CAS Tecnologia, por meio da Lei Rouanet e da Lei Paulo Gustavo.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.