Soprano Heloísa Petri falece em São Paulo aos 86 anos

por Redação CONCERTO 22/03/2024

Faleceu hoje, em São Paulo, em razão de um câncer diagnosticado no início deste ano, a soprano Heloísa Castellar Petri. Ela tinha 86 anos.

Nascida em 1937, no Rio de Janeiro, Heloísa realizou seus estudos musicais no Conservatório Nacional do Rio de Janeiro e nos cursos livres da Pró-Arte em São Paulo. Ela foi aluna de Ulla Wolf e de Conrad Bernhardt.

Professora de técnica vocal e de canto, Heloísa Petri foi durante 25 anos integrante do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo. Atuou em oratórios, cantatas, missas, óperas e música de câmara, apresentando-se também em importantes festivais brasileiros, como o Festival de Campos de Jordão e o Festival de Música Nova. 

Ao longo de sua carreira, Heloísa Petri trabalhou com especial interesse nas áreas da música antiga e da música contemporânea, tendo sido uma grande divulgadora da música vocal brasileira. Foi membro fundadora e atuante integrante do Núcleo Hespérides – Música das Américas.

Querida por todos que a conheceram por sua energia e alto astral, Heloísa Petri, ou Lolô como era chamada pelos amigos, é mãe do maestro Luís Gustavo Petri, maestro da Orquestra Sinfônica de Santos. 

[Atualização em 23/03]
O velório de Heloísa Petri será realizado entre às 9h e 14h de sábado, 23/03, na Praça das Artes - Sala de Exposição (Rua Conselheiro Crispiniano, 378 - Centro)
A Cerimônia de Cremação será feita a partir das 16 horas no Crematório da Vila Alpina
(Av. Francisco Falconi, 437 - Vila Alpina - São Paulo/SP)

Heloísa Petri (1937-2024) (reprodução facebook)
Heloísa Petri (1937-2024) (reprodução facebook)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Pessoa ímpar...uma perda imensa para a música e também para todos os seus amigos e colegas. Sempre de bom astral, mesmo nos momentos difícies. A constelação lá no céu ganha mais uma estrela brilhante. Viva Heloísa "Lolo" Petri!!!!

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.